O pastor Denny Duron, ex-jogador da Louisiana Tech University, está transformando vidas através da união do futebol americano com a mensagem de Cristo. Fundador da Evangel Christian Academy em Shreveport, Louisiana, ele começou o programa em 1980 com o objetivo de compartilhar o Evangelho por meio do esporte.
Duron, que também é treinador de futebol, tem uma longa trajetória de sucesso. Sob sua liderança, o time conquistou 12 campeonatos distritais, 14 estaduais e até um título nacional. Além disso, 14 de seus ex-alunos chegaram à NFL. “Sou muito grato a Deus por, aos 72 anos, ter a chance de aparecer todas as manhãs e ensinar a Palavra de Deus a 75 jovens”, disse Duron à Fox News.
Ele compartilhou que muitos desses jovens enfrentam grandes desafios em casa e que, para eles, o futebol é mais que um esporte—é uma oportunidade para conhecer Jesus. “A maioria deles nunca teve uma Bíblia até que demos a eles. E eles estão sendo moldados juntos como uma linda família. E realmente é tudo sobre Deus e família”, relatou o pastor.
De acordo com Fox News, após 30 anos de aposentadoria, Duron voltou a liderar o programa de futebol da Evangel Christian Academy, escola que foi reconhecida como uma das melhores dos EUA no desenvolvimento de atletas para a NFL. Inspirado por seu lema, “Deus em primeiro lugar, a família em segundo e o futebol em terceiro”, ele tem visto frutos tanto dentro quanto fora do campo.
A história de Duron também foi documentada pela Fox News na série “God. Family. Football”, lançada em setembro de 2023. A série narra os desafios enfrentados pelos jogadores da Evangel Christian Academy enquanto eles buscam seu 15º título estadual. Denny acredita que foi guiado por Deus para usar o futebol como meio de evangelização. “O Senhor falou ao meu coração e disse: ‘Este é seu último dia no campo’”, relembra, após sua breve passagem pela NFL como quarterback.
Hoje, o pastor Duron e sua equipe continuam a impactar quase mil alunos com a mensagem de Cristo. “Não estaríamos fazendo futebol se não tivéssemos a oportunidade de compartilhar Cristo com esses jovens”, afirma Duron, que vê no esporte um canal para levar a salvação a muitos.