No Iraque, um país marcado por conflitos e perseguições, surge uma nova esperança para a juventude cristã. Por meio do esporte, jovens estão descobrindo como viver como verdadeiros discípulos de Jesus Cristo. Danita*, uma jovem cristã iraquiana, ficou surpresa ao perceber o impacto que essas atividades têm tido na vida das igrejas. “Eu não esperava que por meio do esporte pudéssemos atender a tantas necessidades de nossas igrejas”, declarou ela, após participar de um treinamento de discipulado.
Essa iniciativa é parte de um projeto promovido pela Portas Abertas em parceria com uma organização local, focada em capacitar jovens cristãos a adotarem a palavra de Deus em suas vidas diárias. No Dia da Independência do Iraque, é importante destacar como esses programas de discipulado têm ajudado a juventude a entender a Bíblia e a viver segundo seus princípios.
O esporte tem sido uma ferramenta eficaz para atrair jovens cristãos e ajudá-los a aplicar as Escrituras em suas vidas. Em Nínive, 18 jovens entre 19 e 25 anos, de diferentes denominações, participaram de um treinamento liderado por três treinadores. O programa inclui atividades esportivas e desafios que conectam o aprendizado físico com ensinamentos bíblicos, algo novo para muitos dos participantes.
Faris*, um dos treinadores, compartilha sua alegria com o projeto: “Fazemos tudo de uma maneira que inclui caminhar com os participantes em paralelo com os esportes, o que permite nos aproximarmos deles. A jornada do discipulado é compreender a vida cristã e encorajá-los a vivê-la”.
O impacto na vida dos jovens é evidente. Marena*, uma das participantes, descreve como o curso mudou sua maneira de viver a fé: “É uma nova experiência, estou aprendendo muito. Não sabia como viver perto do Senhor, como ser honesta, ter força e ser prática com o grupo com o qual trabalho na minha igreja”.