Pode ser que você tenha ouvido que, como cristão, é essencial “confiar no Senhor de todo o coração“. Porém, a famosa passagem de Provérbios 3 oferece mais do que um conselho sobre a vida. Ela apresenta um guia prático para caminhar diariamente confiando em Deus.
Sendo assim, apresento os 6 passos diários para você confiar no Senhor de todo o coração e garantir que essa confiança esteja realmente firme e crescente.
1. Não confie em si mesmo
No mundo atual, onde a confiança precisa ser conquistada e frequentemente é escassa, o sábio rei Salomão, autor de Provérbios, nos oferece um conselho essencial:
“Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento”.
Provérbios 3:5
Muitos já enfrentaram decepções, levando-os a acreditar que a autossuficiência é o único caminho. No entanto, para viver conforme o chamado de Deus, é necessário desaprender essa lição e confiar somente no Senhor.
“Ó profundidade das riquezas da sabedoria e do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis são as suas veredas!”.
Romanos 11:33
Claro, que por vezes, é desafiador confiar Nele completamente. Por isso, diariamente, é preciso abandonar nossos próprios planos e expectativas, entregando-nos aos desígnios do Todo poderoso.
E se a confiança plena em Deus parecer difícil? É neste ponto que entra o próximo passo…
2. Busque ao Senhor em oração
Rendição a Deus começa tanto nos lábios quanto nos pensamentos. Vai além de um simples compromisso de dependência; é necessário clamar a Ele, demonstrando essa confiança.
Provérbios 3:6
Ao orar, reconhecemos que os caminhos de Deus são superiores aos nossos. Mostramos que estamos entregando nossos problemas, fardos e sonhos em Suas poderosas mãos. A Bíblia nos assegura que, ao buscar a Deus em oração, Ele nos ouve:
“De tarde, de manhã e ao meio-dia clamo em angústia, e ele ouve a minha voz”.
Salmo 55:17
Entregamos as chaves de nossas vidas a Ele, confiando em Sua capacidade de nos guiar.
3. Não dê lugar ao diabo
Muitas coisas no mundo podem interferir no relacionamento com Deus. João, autor do quarto evangelho, refere-se a elas como desejos da carne, concupiscências dos olhos e orgulho de vida (1 João 2:16).
“Não deis lugar ao diabo.”
Efésios 4:27
Por outro lado, a vida funciona melhor ao lembrarmos da verdadeira fonte de nossas bênçãos — Deus — e focarmos no que O agrada:
“Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao Senhor e evita o mal.”
Provérbios 3:7
Às vezes, a única forma de viver conforme a vontade de Deus é nos afastando das influências negativas que nos puxam para baixo. Isso é mais eficaz quando buscamos algo diferente em seu lugar:
“Fuja dos maus desejos da mocidade e siga a justiça, a fé, o amor e a paz, com aqueles que, de coração puro, invocam o Senhor.”
2 Timóteo 2:22
É fácil? Definitivamente, não. Fugir dos desejos malignos requer tempo clamando a Deus e dependendo Dele. Contudo, nosso Criador promete honrar nosso compromisso ao evitarmos o mal:
“Isto trará saúde ao seu corpo e nutrição aos seus ossos.”
Provérbios 3:8
Ao buscarmos a Deus, encontramos vida — vida abundante. Fugir do mal e buscar a Deus não é algo natural para a maioria de nós. Em vez disso, significa fazer uma mudança significativa.
4. Deus precisa estar em primeiro lugar em sua vida
Colocar Deus em primeiro lugar é desafiador em um mundo que incentiva a autocentralização. Quando se experimenta uma vitória, a tendência é celebrar com uma recompensa. Nas dificuldades, busca-se consolo ou alguém para culpar. Em essência, a abordagem costuma ser egocêntrica.
A questão financeira amplifica essa luta. Salomão, conhecido por sua grande riqueza, compreendia que seus bens não eram propriamente seus:
“Honra ao Senhor com os teus bens, e com as primícias de toda a tua renda; então os teus celeiros ficarão cheios até transbordar, e os teus lagares transbordarão de vinho.”
Provérbios 3:9–10
Confiar ao Senhor a primeira parte da nossa renda demonstra total dependência Nele. Pois dedicar a primeira parcela do salário exige uma fé considerável, evidenciando um coração centrado em Deus.
5. Se autoavalie segundo a Palavra de Deus
Ser honesto consigo mesmo pode ser um desafio. Muitas vezes, encontramos desculpas para justificar nossos comportamentos e ações inadequadas. Não precisamos de um advogado de defesa quando somos hábeis em encontrar razões para nossas falhas. O profeta Jeremias expressa essa realidade de maneira clara:
“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o pode entender?”
Jeremias 17:9
Para confiar em Deus e evitar o mal, é essencial ter uma compreensão precisa de nossa condição espiritual. Precisamos de um padrão objetivo que revele a verdade, e essa verdade se encontra na Palavra de Deus.
Isso não significa que sempre vamos concordar com o que a Bíblia nos mostra ou de como nos percebemos:
“Meu filho, não despreze a disciplina do Senhor, nem se irrite com a sua repreensão”
Provérbios 3:11
Às vezes, é necessário enfrentar situações difíceis ou reconhecer nossos próprios erros para aceitar que precisamos mudar. E quanto mais tempo passamos meditando na Bíblia, mais rápida essa transformação vai acontecer.
“Guardei a tua palavra no meu coração, para não pecar contra ti.”
Salmo 119:11
Quando a Palavra de Deus está profundamente enraizada em nossos corações, Ele a utiliza frequentemente para nos corrigir e guiar.
6. Seja sensível a voz do Espírito Santo
Quando Jesus assegurou à igreja o envio do Espírito Santo, Ele descreveu a Seus discípulos que esse Conselheiro serviria como um amigo, consolador, aquele que iria dirigir os nossos passos:
“Mas o Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.”
João 14:26
Durante nosso cotidiano, o mesmo Espírito Santo nos orienta também. Com isso, não há necessidade de seguir sozinhos ou de hesitar sobre a correção dos nossos passos. O Espírito Santo nos conduz a toda a verdade em segurança:
“Guarda o bom depósito que te foi confiado, guarda-o com a ajuda do Espírito Santo que vive em nós.”
2 Timóteo 1:14
Em última análise, o presente do Espírito Santo para nós, crentes, nos assegura que podemos realmente confiar Nele:
“E eu estarei sempre convosco, até a consumação dos séculos.”
Mateus 28:20b