O BOPE, Batalhão de Operações Policiais Especiais da Polícia Militar, ainda está desativando os artefatos explosivos que estão sendo encontrados na região da Praça dos Três Poderes. Os militares estão desligando um a um, com bastante critério, para preservar os vestígios a fim de ter materiais para a investigação de possíveis novos envolvidos.
A PM vai investigar o caso, analisar imagens das câmeras de monitoramento da Praça dos Três Poderes e tentar entender a dinâmica do ataque. Todo material coletado será analisado para identificar e confirmar o tipo de explosivo usado, a possível motivação das explosões e outras evidências que possam indicar se a ação foi planejada e se teve participação individual ou de outras pessoas.
As explosões aconteceram depois que um homem tentou invadir o STF na noite desta quarta-feira (13). Antes, ele detonou um carro com artefatos no estacionamento da Câmara dos Deputados. O prédio foi evacuado. A Polícia Federal informou que vai abrir um inquérito para apurar as explosões. Uma varredura será feita nos prédios da Câmara e do STF nesta quinta-feira (14). O Senado Federal suspendeu os trabalhos.