noticias860 Israel faz maior bombardeio em Gaza desde início do cessar-fogo

30º
Encruzilhada-BA Parcialmente nublado
ULTIMAS NOTICIAS

Israel faz maior bombardeio em Gaza desde início do cessar-fogo

Publicada em 20/03/2025 às 15:48h - 27 visualizações -

Compartilhe nas redes sociais

Israel faz maior bombardeio em Gaza desde início do cessar-fogo



Foto: Reprodução/YouTube/UOL


Por George Wright, da BBC News

O Ministério da Saúde de Gaza, administrado pelo Hamas, disse que mais de 400 palestinos foram mortos e outras centenas ficaram feridas nos ataques. Em uma declaração, as Forças de Defesa de Israel (FDI) disseram estar mirando o que chamaram de "alvos terroristas" pertencentes ao Hamas. Citando médicos e testemunhas, a agência Reuters informou que três casas foram atingidas em Deir Al-Balah, no centro de Gaza, além de um prédio na Cidade de Gaza e alvos em Khan Younis e Rafah.

Esta é a maior onda de ataques aéreos em Gaza desde que o cessar-fogo na guerra em Gaza começou, em 19 de janeiro. Ainda há impasse nas negociações para estender o cessar-fogo. Muitos estão fugindo para áreas que consideram mais seguras. Israel aconselhou os moradores de Gaza a irem para Khan Younis no sul ou áreas ocidentais da Cidade de Gaza.

Rosalia Bollen, porta-voz da Unicef que está em Al-Mawasi, no sul de Gaza, disse à BBC que acordou com o som "de explosões muito, muito alto". "Nossa casa estava tremendo. Pelos próximos 15 minutos... ouvimos explosões quase a cada cinco ou seis segundos."

O coordenador humanitário da ONU para o Território Palestino Ocupado, Muhannad Hadi, disse: "Isso é inconcebível. Um cessar-fogo deve ser restabelecido imediatamente".

A correspondente da BBC em Jerusalém, Yolande Knell, disse que "dois meses de relativa calma em Gaza terminaram rapidamente durante a noite". Segundo ela, líderes políticos do Hamas estão supostamente entre os mortos — mas médicos dizem que muitas crianças também foram mortas nos ataques aéreos.

Cessar-fogo violado

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e o ministro da Defesa, Israel Katz, ordenaram os ataques na manhã de ontem, no horário local; noite de segunda-feira 17/03 no Brasil), de acordo com uma nota do gabinete do primeiro-ministro.

"Isso vem depois da reiterada recusa do Hamas em libertar nossos reféns, bem como sua rejeição de todas as propostas apresentadas pelo enviado presidencial dos EUA Steve Witkoff e pelos mediadores", diz a nota. "Israel, de agora em diante, agirá contra o Hamas com força militar crescente."

O plano para a realização dos ataques "foi apresentado pelas FDI no fim de semana e aprovado pela liderança política", completou o gabinete. A rede americana CBS noticiou que Israel informou a Casa Branca sobre seu plano de ataque. Já o Hamas acusa Israel de atacar "civis indefesos" e diz que os mediadores devem responsabilizar Israel "totalmente" por "violar o cessar-fogo".

Os negociadores têm tentado encontrar um caminho para a paz depois do fim do prazo da primeira fase do cessar-fogo, em 1º de março. Os EUA propuseram estender a primeira fase até meados de abril, incluindo uma nova troca de reféns mantidos pelo Hamas e prisioneiros palestinos mantidos por Israel.

Mas um oficial palestino familiarizado com as negociações disse à BBC que Israel e o Hamas discordaram sobre os principais aspectos do acordo estabelecido por Witkoff nas negociações indiretas. A mais recente guerra entre Israel e o Hamas começou em 7 de outubro de 2023, quando o grupo palestino matou mais de 1.200 pessoas no sul de Israel, a maioria civis, e capturou 251 reféns.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso site GFORTEGOSPEL.COM Nosso Whatsapp 7799597083
Visitas: 163054 Usuários Online: 12
Copyright (c) 2025 - GFORTEGOSPEL.COM - DEUS E BOM O TEMPO TODO. O TEMPO TODO DEUS E BOM