A deputada Erika Hilton (PSOL-SP) protocolou no 1º de maio um projeto de lei que pretende alterar a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e reduzir a jornada de trabalho de 6x1 no Brasil, que consiste no funcionário trabalhar seis dias na semana e descansar apenas um.
Esse projeto é idealizado por Rick Azevedo, atual vereador eleito do PSOL no Rio de Janeiro e líder do Movimento Vida Além do Trabalho (VAT), que visa criar políticas públicas favoráveis aos trabalhadores.
Segundo Hilton, a proposta de Emenda à Constituição conta, até o momento, com 108 das 171 assinaturas necessárias para avançar na Câmara dos Deputados.
A petição inicial, assinada por mais de 1 milhão de pessoas, afirma que “a jornada de trabalho no Brasil ultrapassa frequentemente os limites razoáveis, com a escala de trabalho 6x1 sendo uma das principais causas de exaustão física e mental dos trabalhadores”. Ainda sobre o assunto, Azevedo também publicou um vídeo em suas redes sociais afirmando que esse modelo de trabalho representa uma"escravidão moderna"