Donald Trump declarou vitória para seus apoiadores na Flórida, prometendo uma “era de ouro da América”. Em seu discurso, realizado na madrugada desta quarta-feira (6) em Palm Beach, Trump afirmou que recebeu um “mandato poderoso e sem precedentes” dos americanos.
Ao lado de sua família e do senador JD Vance, escolhido como vice-presidente, ele celebrou os resultados favoráveis que indicavam 267 delegados no Colégio Eleitoral até o momento. Mais tarde, por volta das 7h35 (horário de Brasília), a Associated Press confirmou a vitória de Trump, que somou 277 delegados, superando a democrata Kamala Harris no voto popular.
O discurso de Trump enfatizou o compromisso com uma América próspera e segura: “Essa vai ser a era de ouro da América”, prometeu, destacando que seu governo será dedicado à restauração econômica e à segurança nacional.
A vitória republicana também se estendeu ao Senado, onde o partido conquistou a maioria, revertendo a liderança democrata dos últimos anos.
Na Câmara, os republicanos também lideravam a contagem, com 197 deputados eleitos contra 179 dos democratas. Para garantir o controle da Casa, são necessários 218 deputados, e a apuração dos resultados ainda estava em andamento