noticias912 Hierarquia da Igreja Católica: entenda os principais cargos e funções

20º
Encruzilhada-BA Tempo nublado
ULTIMA HORA

Hierarquia da Igreja Católica: entenda os principais cargos e funções

Publicada em 16/03/2025 às 11:58h - 17 visualizações -

Compartilhe nas redes sociais

Hierarquia da Igreja Católica: entenda os principais cargos e funções



A Igreja Católica Romana é a maior da vertente cristianismo do mundo, uma religião monoteísta que se baseia na crença e nos ensinamentos de Jesus Cristo. São mais de 1 bilhão e 300 milhões de fiéis.

A instituição, com sede no Vaticano, possui uma estrutura hierárquica bem definida, com cargos que determinam as funções e responsabilidades nas paróquias ao redor do mundo.

O cargo mais alto é ocupado pelo papa, líder máximo da Igreja, que também é conhecido como Bispo de Roma. De acordo com a tradição católica, o pontífice é considerado o sucessor de São Pedro, apóstulo que teria sido designado por Jesus Cristo como o fundador da religião.

Cabe ao papa, a condução espiritual e administrativa da Igreja Católica. Neste momento, o cargo é ocupado pelo papa Francisco, que está no poder há 12 anos.

A estrutura hierárquica é composta por diferentes níveis com o objetivo de preservar a doutrina e a liturgia de maneira padronizada em todo o mundo

Papa

O papa é a maior autoridade da Igreja Católica, considerado o sucessor de São Pedro pelos católicos. O pontífice lidera a Igreja, toma decisões doutrinárias, nomeia cardeais e bispos, além de ser o chefe do Estado do Vaticano. Normalmente, o papa fica no cargo até morrer, mas já houve casos raros em que renúncias aconteceram, como em 2013, quando Bento XVI decidiu deixar a função devido a problemas de saúde.

O papa também tem o poder de tornar as pessoas santas, em um ato se chama canonização.

Cardeal

Os cardeais ficam em segundo lugar na pirâmide de poder do Vaticano. O título é conferido a alguns bispos, que são os conselheiros imediatos do papa e integram o Colégio de Cardeais. Eles podem comandar arquidioceses ou atuar na Cúria Romana, que é o órgão administrativo da Igreja Católica.

Quando o cargo de papa fica vago, os cardeais se reúnem para eleger o novo pontífice entre eles. O processo se chama conclave, e além de ser secreto é cheio de ritos.

Arcebispo

 

O arcebispo é quem comanda uma província eclesiástica metropolitana. Em outras palavras, ele lidera as chamadas arquidioceses, que são um conjunto de paróquias de um determinado território. Às vezes, uma arquidiocese pode contemplar várias cidades, mas isso depende. A Arquidiocese de São Paulo contempla apenas bairros da capital paulista, porém, a Arquidiocese de Vitória é composta por 15 minicípios.

O arcebispo supervisiona e coordena os bispos dentro da região que está sob sua responsabilidade. Sendo assim, o terceiro na linha de comando da Igreja Católica.

Bispo 

O bispo tem menos atribuições administrativas e menos poderes que um arcebispo. Ele é um líder religioso de nível regional e responde ao arcebispo. Ao todo, a Igreja tem cerca de 5.300 bispos em todo mundo, segundo dados do Vatican News.

O bispo comanda a diocese, que é uma área geográfica composta por várias paróquias, porém, menores em tamanho e menos relevantes do que uma arquidiocese.

Os bispos têm a responsabilidade de orientar os padres e fiéis da região sob sua jurisdição. Para se tornar bispo, é preciso ser nomeado pelo papa em um processo interno que inclui várias etapas até que o nome chegue ao pontífice para aprovação.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso site GFORTEGOSPEL.COM Nosso Whatsapp 7799597083
Visitas: 163990 Usuários Online: 18
Copyright (c) 2025 - GFORTEGOSPEL.COM - DEUS E BOM O TEMPO TODO. O TEMPO TODO DEUS E BOM