A farmacêutica Eli Lilly anunciou na quinta-feira (17) que uma versão experimental em comprimido dos populares medicamentos GLP-1 — como Mounjaro — ajudou pessoas com diabetes tipo 2 a perderem em média quase 8% do peso corporal após 40 semanas e reduziu seus níveis de hemoglobina glicada.A Lilly, que é fabricante do Mounjaro, medicamento para tratamento de diabetes, está entre várias empresas em busca de uma forma eficaz em comprimido dos análogos ao GLP-1. O único comprimido disponível até agora vem com restrições dietéticas rigorosas.,,
O anúncio da Lilly acontece logo após um comunicado da Pfizer, que disse na segunda-feira (14) que estava encerrando o desenvolvimento de seu tratamento diário em comprimido para obesidade. Um paciente no ensaio clínico teve uma possível lesão hepática que deixou de ser um problema após o uso do medicamento, segundo a Pfizer.
Em 2020, a Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora dos Estados Unidos, aprovou o Rybelsus da Novo Nordisk para tratamento de diabetes tipo 2, mas deve ser tomado com o estômago vazio. Alguns médicos também relatam que o Rybelsus pode não ser tão eficaz quanto as injeções, mas ainda apresenta efeitos colaterais.
A Lilly afirma que não são necessárias tais restrições dietéticas com seu medicamento oral experimental, orforglipron, e que é o primeiro medicamento do tipo a completar um ensaio de Fase 3.