O anseio expressado pelo profeta Isaías, sob a orientação do Espírito de Deus, mostra o que o Senhor de todas as coisas tinha em mente, para que a nossa fé fosse perfeita nEle e, assim, desfrutássemos da bênção que viria ao mundo. Hoje, os desejos do Altíssimo, bem como as Suas profecias, têm em Jesus o amém para Sua glória (2 Co 1.20). Examine com cuidado a Bíblia e conhecerá a vontade de Deus.
Os membros da Igreja edificada por Jesus devem dar total atenção aos ensinamentos da Palavra. Por não seguirem essas direções, muitos vivem abaixo de tudo o que lhes pertence em Cristo. Ao entendermos uma passagem bíblica, devemos colocá-la no coração, meditar nela e, nos momentos de oração, falar tudo o que chamou a nossa atenção. Afinal, o segredo do SENHOR é para os que o temem; e ele lhes fará saber o seu concerto (Sl 25.14).
Antes de Jesus vir ao mundo, as pessoas que pertenciam a Sião viviam fora da comunhão plena com Deus. Elas faziam tudo o que a carne pedia, sem dar importância às proibições impostas na Antiga Aliança. Por isso, viviam sempre com problemas de todas as ordens. Hoje, o mesmo acontece com os salvos que não foram ensinados a temer a Deus –respeitar a Sua Palavra.
Por intermédio do profeta, Deus avisou sobre a falta de atenção em relação às Suas ordens: À lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, nunca verão a alva (Is 8.20). Ele disse que as práticas imundas das filhas de Sião teriam de ser lavadas, pois elas as arrastavam para sofrer debaixo das mãos do inimigo. É o que ocorre hoje. É preciso santificar-se, dando o devido lugar a Deus no seu coração. Assim, Ele operará como tem prometido.
Essa lavagem mencionada no versículo em estudo já foi feita na morte de Jesus. Quando Cristo estava na cruz, recebendo os nossos pecados, viu que tudo estava sobre Si e não faltava sequer um til ou uma vírgula, então gritou: E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito (Jo 19.30). Hoje, quem foi usado pelo diabo, mas se arrependeu e se entregou a Cristo, pode tomar posse daquilo que Jesus conquistou: a salvação.
O profeta Jeremias, que viveu anos depois de Isaías, foi usado para nos dar esta revelação: O castigo da tua maldade está consumado, ó filha de Sião; ele nunca mais te levará para o cativeiro; ele visitará a tua maldade, ó filha de Edom, descobrirá os teus pecados (Lm 4.22). Ao visitar a sua maldade, como foi dito à filha de Edom, Deus mostrou isso para o seu bem, pois já nos lavou de todos os pecados (Jo 13.8). Deixe-O lavar os seus pés!
Os nossos pés estão o tempo todo em contato com o mundo, e, muitas vezes, isso prejudica o povo de Deus. Essa lavagem feita por Jesus deve ocorrer em nós; agora, realizada por cada salvo: Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros (Jo 13.14). Lave os pés do seu irmão e lhe dê um copo de água fria (Pv 25.25; Mt 10.42).
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares