noticias942 Seja bem vindo ao nosso site PROGRAMA GERACAO FORTE!

Política

Sheila Lemos vê esperança após MPE recorrer de inelegibilidade

A candidatura à reeleição da prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos (União Brasil), se tornou alvo de um intenso debate jurídico

Publicada em 27/09/2024 às 09:41h - 5 visualizações


Compartilhe
Compartilhar a noticia Sheila Lemos vê esperança após MPE recorrer de inelegibilidade  Compartilhar a noticia Sheila Lemos vê esperança após MPE recorrer de inelegibilidade  Compartilhar a noticia Sheila Lemos vê esperança após MPE recorrer de inelegibilidade

Link da Notícia:

Sheila Lemos vê esperança após MPE recorrer de inelegibilidade

Foto: Divulgação


Por Henrique Brinco

A candidatura à reeleição da prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos (União Brasil), se tornou alvo de um intenso debate jurídico após a decisão do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), que impugnou sua candidatura por configurar um possível terceiro mandato consecutivo dentro da mesma família. Enquanto o Tribunal considerou a postulação ilegal, a Procuradoria Regional Eleitoral, por meio do Ministério Público Eleitoral (MPE), entrou com recurso contra a decisão no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O TRE-BA votou, com um placar de 4 a 3, pela inelegibilidade de Sheila Lemos. Contudo, apesar da decisão, a prefeita segue com direito de campanha, já que os recursos em instâncias superiores garantem sua participação nas eleições marcadas para 6 de outubro. A defesa da prefeita, assim como o Ministério Público, argumenta que não houve três mandatos consecutivos, uma vez que Sheila foi eleita prefeita após a morte do então prefeito reeleito Herzem Gusmão, e sua mãe, Irma Lemos, só assumiu interinamente a prefeitura durante o afastamento de Gusmão, antes da diplomação da filha.

O procurador regional Samir Cabus Nachef Júnior sustentou no recurso enviado ao TSE que Sheila não pode ser considerada inelegível, já que não houve sucessão contínua dentro da família que caracterizaria o terceiro mandato. O recurso do MPE visa reverter a decisão do TRE-BA, mantendo a legitimidade da candidatura da atual prefeita.

No entanto, advogados especializados em direito eleitoral, como Pedro Scavuzzi, discordam. Segundo Scavuzzi, a decisão do TRE-BA é final e impede a candidatura de Sheila Lemos. Ele afirma que qualquer voto dado a ela será considerado nulo, pois a lei proíbe três mandatos consecutivos dentro da mesma família. O especialista também destacou que o caso não abre margem para interpretações divergentes, classificando a candidatura de Sheila como inelegível.

Com o recurso tramitando no TSE, a disputa pela Prefeitura de Vitória da Conquista segue em suspenso, cercada por incertezas jurídicas. Enquanto isso, Sheila Lemos continua sua campanha em busca da reeleição, amparada pela possibilidade de reversão da decisão judicial que questiona sua elegibilidade.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Logomarca PROGRAMA GERACAO FORTE
Traduzir para
Traduzir para inglês Traduzir para espanhol Traduzir para português Traduzir para francês Traduzir para alemão
Nosso Whatsapp 7799597083
Visitas: 25655 Usuários Online: 195
Copyright (c) 2024 - PROGRAMA GERACAO FORTE - DEUS E BOM O TEMPO TODO. O TEMPO TODO DEUS E BOM