Em comunicado, Sóstenes revelou que, na última quarta-feira (6), conversou por telefone com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para confirmar a escolha de Trump para receber a medalha. “A conversa reafirmou o apoio e o compromisso do Parlamento brasileiro em reconhecer a importância de Trump na construção de uma parceria estratégica e diplomática sólida entre Brasil e Estados Unidos, especialmente nas áreas de segurança e cooperação internacional.”
A lista completa de homenageados deste ano deve ser divulgada no dia 20 de novembro, enquanto a cerimônia de entrega da medalha está prevista para ocorrer em 4 de dezembro. No entanto, Sóstenes planeja entregar a honraria durante a posse de Trump, prevista para janeiro de 2025, a fim de ressaltar a colaboração e os valores compartilhados entre os dois países. Os agraciados recebem um diploma e uma medalha folheada a ouro.
A Medalha do Mérito Legislativo não requer votação para a escolha dos homenageados, sendo concedida por meio da indicação dos líderes partidários e dos membros da Mesa Diretora. O regulamento determina que o responsável pela indicação deve garantir o cumprimento dos requisitos e vedações, mas cabe à Segunda-Secretaria da Câmara, órgão encarregado da organização da homenagem, decidir sobre eventuais omissões.
Criada em 1983, a Medalha do Mérito Legislativo é concedida anualmente a personalidades que se destacaram por serviços relevantes ao Poder Legislativo ou ao Brasil. É um reconhecimento para aqueles que realizaram trabalhos de grande repercussão e admiração popular.