noticias287 Seja bem vindo ao nosso site PROGRAMA GERACAO FORTE!

NOTICIAS DA MANHA

Desmatamento na amazônia cai 30,6%, com menor área devastada em 9 anos

Publicada em 07/11/2024 às 08:10h - 7 visualizações


Compartilhe
Compartilhar a noticia Desmatamento na amazônia cai 30,6%, com menor área devastada em 9 anos  Compartilhar a noticia Desmatamento na amazônia cai 30,6%, com menor área devastada em 9 anos  Compartilhar a noticia Desmatamento na amazônia cai 30,6%, com menor área devastada em 9 anos

Link da Notícia:

Desmatamento na amazônia cai 30,6%, com menor área devastada em 9 anos

Desmatamento na amazônia cai 30,6%, com menor área devastada em 9 anos

Foto: Adriano Gambarini/WWF Brasil/Divulgação

O desmatamento na amazônia de agosto de 2023 a julho deste ano teve uma redução de 30,6% comparado ao mesmo período anterior, segundo dados apresentados pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) nesta quarta-feira (6).

 

Esse índice corresponde a uma perda de vegetação nativa de uma área de 6.288 km², o menor patamar em nove anos, de acordo com o governo federal.

 

Os dados do Inpe também apontam uma queda de 25,7% no índice de desmatamento no cerrado, com uma perda de vegetação equivalente a 8.174 km². No entanto, é o segundo ano seguido em que o índice de desmatamento do cerrado é superior ao da amazônia.

 

 

Os dados foram divulgados durante evento no Palácio do Planalto. Inicialmente, estava prevista a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mas ele acabou cancelando a agenda de última hora.

 

Os números fazem parte do programa Prodes (Programa de Monitoramento da Floresta Amazônica Brasileira por Satélite), o principal indicador para desmatamento, do Inpe. O sistema reúne os dados sobre a floresta derrubada de agosto de um ano anterior até julho do outro.

 

"Já no primeiro ano [do governo Lula] houve uma redução dessa tendência [de alta do desmatamento] e isso se concretizou no ano passado numa queda de 22,3% em relação a 2022. E depois este ano a gente apresentou uma nova queda, ainda mais expressiva, de 30,6%, em relação ao dado do ano passado", afirmou Gilvan Sampaio, coordenador-geral de Ciências da Terra e diretor substituto do Inpe, em referência aos dados da amazônia.

 

"A queda deste ano se soma à queda do ano anterior e, com isso, há uma queda de mais de 45% em relação a 2022", completou. O pesquisador calcula que, se o desmatamento tivesse continuado como em 2022, último ano do governo Jair Bolsonaro (PL), marcado por retrocessos ambientais, 790 mil hectares a mais teriam sido desmatados.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Logomarca PROGRAMA GERACAO FORTE
Traduzir para
Traduzir para inglês Traduzir para espanhol Traduzir para português Traduzir para francês Traduzir para alemão
Nosso Whatsapp 7799597083
Visitas: 26223 Usuários Online: 204
Copyright (c) 2024 - PROGRAMA GERACAO FORTE - DEUS E BOM O TEMPO TODO. O TEMPO TODO DEUS E BOM