O chanceler alemão Olaf Scholz defendeu a retomada das exportações de armas para Israel, destacando que a Alemanha continuará a ajudar o país a se defender.
Em uma entrevista durante uma cúpula de líderes da União Europeia em Bruxelas, Scholz afirmou que o apoio a Israel inclui garantir sua capacidade de defesa, o que justifica o fornecimento de bens militares e armamentos.
A Alemanha, considerada uma aliada fiel de Israel, mantém um compromisso especial com a segurança do país devido à sua responsabilidade histórica pelo Holocausto. Scholz reforçou que Israel pode contar com a solidariedade alemã, agora e no futuro, mas também ressaltou a importância de que Israel respeite o direito humanitário internacional no conflito em Gaza.
O chanceler também pediu por um cessar-fogo em Gaza e reiterou seu apoio à solução de dois Estados como o caminho para resolver o conflito, mesmo que o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, tenha se oposto a essa abordagem.
Nos últimos dois meses, a Alemanha autorizou exportações de equipamentos militares e munições para Israel que somam cerca de € 31 milhões, mais que o dobro do valor exportado no restante do ano, segundo a agência DPA. Scholz garantiu que essas entregas continuarão.