Enquanto ainda lida com os danos causados pelo furacão Helene, a Flórida se prepara para a chegada do furacão Milton, uma poderosa tempestade de categoria 5.
Embora sua velocidade do vento tenha diminuído ligeiramente, agora está em torno de 257 km/h, de acordo com o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC).
O centro da tempestade se encontra a aproximadamente 480 km a sudoeste de Tampa, na Flórida, e as autoridades locais já começam a registrar os impactos do sistema de baixa pressão. Nesta quarta-feira (09), diversos avisos de tornados foram emitidos para o Estado.
Incluindo o furacão Milton, apenas 42 furacões atingiram tal poder no Atlântico, conforme dados da NOAA (Administração Nacional Oceânica e Atmosférica, em português), agência do governo dos EUA responsável por monitorar e estudar os oceanos, a atmosfera e o clima.
Imagens de satélite mostram furacão Milton de categoria 5 em 8 de outubro de 2024. (Fotos: CSU/CIRA e NOAA)
O diretor do Centro de Furacões dos EUA, Michael Brennan, alertou que “prédios serão varridos” pelo furacão Milton, destacando a gravidade da tempestade que se aproxima da Flórida. Em um apelo à população, Brennan enfatizou a importância de evacuar as áreas que devem ser atingidas pela tempestade, ressaltando que a segurança das pessoas deve ser a prioridade máxima neste momento crítico.
Evacuações em massa
Antes desta temporada, apenas dois furacões de categoria 5 haviam passado pela bacia na década de 2020: Ian, em 2022, e Lee, em 2023.
"Categoria 5 é como um tornado gigante vindo em sua direção", disse à BBC um morador da cidade de Bradenton, na Costa do Golfo dos EUA, do hotel para onde foi levado em Kissimmee após deixar sua casa.
A previsão é de que Milton faça um desembarque devastador em Tampa, Saint Petersburg e Sarasota como um gigantesco furacão perigoso nesta quarta-feira (09) à tarde e à noite, diz a Gema (Agência de Gestão de Emergências e Segurança Interna da Geórgia).