noticias49 Seja bem vindo ao nosso site PROGRAMA GERACAO FORTE!

GOSPEL

Terroristas massacram cristãos e sequestram clérigos na Nigéria

Publicada em 11/11/2024 às 12:34h - 4 visualizações


Compartilhe
Compartilhar a noticia Terroristas massacram cristãos e sequestram clérigos na Nigéria  Compartilhar a noticia Terroristas massacram cristãos e sequestram clérigos na Nigéria  Compartilhar a noticia Terroristas massacram cristãos e sequestram clérigos na Nigéria

Link da Notícia:

Terroristas massacram cristãos e sequestram clérigos na Nigéria
Bandeira da Nigéria (Foto: Canva)
Bandeira da Nigéria (Foto: Canva)
 

Pastores Fulani mataram seis cristãos na sexta-feira e no sábado no estado de Benue, na Nigéria, depois de massacrar 15 cristãos em uma vila próxima dois dias antes, disseram fontes.

Em Ayilomo, uma vila predominantemente cristã no Condado de Logo, pastores Fulani atacaram por volta das 18h de sexta-feira, disse o morador da área Terwase Avande.

“Pastores fulani invadiram a comunidade e começaram a atirar em moradores cristãos, matando seis cristãos”, disse Avande. “Os membros da comunidade são fazendeiros. Eles haviam retornado de suas fazendas quando os atacantes invadiram a comunidade.”

Paul Adetsav, um líder comunitário em Ayilomo, disse que os moradores não podem mais cuidar de suas fazendas por causa dos ataques.

“Os pastores Fulani continuam nos atacando quase diariamente, matando cristãos à vontade e ateando fogo em nossas casas e locais de culto”, Adetsav disse ao Christian Daily International-Morning Star News. “As plantações que plantamos em nossas fazendas também foram destruídas pelos pastores armados. A fome se tornou uma epidemia, matando a nós e nossos filhos, já que não temos nada para comer.”

Mais de 400.000 membros da comunidade foram deslocados como resultado de ataques incessantes, disse Adetsav.

 

Em 30 de outubro, na vila de Anyiin, também no Condado de Logo, pastores mataram 15 cristãos, disse o morador da área Joe Iormumbe. Johnson Kwar, outro morador da vila, disse que o ataque ocorreu das 19h às 21h.

Joseph Anawah, um líder comunitário na área de Ayiin, identificou alguns dos cristãos mortos como Orihundu Ati, Zaki Mbatern, Tordoo Suswam, Uyange Chembe e John Chembe.

Adegwa Uba, outro morador da área, pediu que o governo nigeriano aja urgentemente para salvar vidas.

“Nós imploramos ao mundo para ouvir nosso grito desesperado — nossas comunidades em Gaambe-Tiev, Logo Local Government, estão sendo sistematicamente dizimadas por implacáveis ??ataques da milícia Fulani”, disse Uba ao Christian Daily International-Morning Star News. “O derramamento de sangue é implacável, com 21 vidas inocentes perdidas em Anyiin na semana passada. Nossas aldeias — Anyiin, Ayilamo, Uzer, Iorza, Mchia e Chembe — têm sido perpetuamente atacadas brutalmente por pastores Fulani, e crianças, mulheres e idosos são massacrados como animais.”

Casas, meios de subsistência e comunidades inteiras estão ameaçadas, disse ele.

“As forças de segurança coletam corpos, mas não conseguem impedir ataques ou levar os perpetradores à justiça”, disse Uba. “A inação do governo é assustadora, seu silêncio ensurdecedor. Nossos líderes políticos parecem distantes, deixando-nos para enfrentar esse horror sozinhos.”

Ele pediu ao governo que tomasse medidas imediatas para proteger as pessoas, pediu às forças de segurança que priorizassem a prevenção e a repressão e apelou à comunidade internacional para intervir e dar apoio.

“Estamos morrendo, por favor, ouça nosso clamor”, disse Uba.

Clement Ukav, presidente do Conselho de Governo Local de Logo, disse que o governo estava fazendo todo o possível para acabar com a violência.

“Estamos tristes que nosso povo ao longo dos anos tenha sido atacado em vários momentos por pastores Fulani, mas posso garantir que tudo o que for necessário para deter tais ataques será feito pelo governo”, disse Ukav.

A porta-voz da polícia, Catherine Anene, disse ao Christian Daily International-Morning Star News que os policiais receberam relatos de ataques na área de Logo e que agentes de segurança foram enviados à área.

A Nigéria continuou sendo o lugar mais mortal do mundo para seguir a Cristo, com 4.118 pessoas mortas por sua fé de 1º de outubro de 2022 a 30 de setembro de 2023, de acordo com a Lista Mundial da Perseguição 2024, da Portas Abertas. Mais sequestros de cristãos do que em qualquer outro país também ocorreram na Nigéria, com 3.300 casos registrados.

A Nigéria também foi o terceiro país com maior número de ataques a igrejas e outros edifícios cristãos, como hospitais, escolas e cemitérios, com 750 casos, de acordo com o relatório.

Na Lista Mundial da Perseguição 2024 dos países onde é mais difícil ser cristão, a Nigéria ficou em 6º lugar, assim como no ano anterior.

Com milhões de membros espalhados pela Nigéria e pelo Sahel, os Fulani, predominantemente muçulmanos, compreendem centenas de clãs de muitas linhagens diferentes que não têm visões extremistas, mas alguns Fulani aderem à ideologia islâmica radical, observou o Grupo Parlamentar Multipartidário do Reino Unido para a Liberdade ou Crença Internacional (APPG) em um relatório de 2020 .

“Eles adotam uma estratégia comparável à do Boko Haram e do ISWAP e demonstram uma clara intenção de atingir cristãos e símbolos poderosos da identidade cristã”, afirma o relatório do APPG.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Logomarca PROGRAMA GERACAO FORTE
Traduzir para
Traduzir para inglês Traduzir para espanhol Traduzir para português Traduzir para francês Traduzir para alemão
Nosso Whatsapp 7799597083
Visitas: 26324 Usuários Online: 56
Copyright (c) 2024 - PROGRAMA GERACAO FORTE - DEUS E BOM O TEMPO TODO. O TEMPO TODO DEUS E BOM