Do ponto de vista humano, podemos achar que estamos muito bem equipados para enfrentar uma situação específica, mas este verso nos diz que isso não é o suficiente.
Imagine a preparação de um soldado. Ele tem uma rotina rigorosa, responsabilidades sérias, é treinado para se defender e atacar, aprende a manusear as melhores armas, prepara sua mente para estar pronto para o dia em que vai precisar colocar todo o seu conhecimento em prática em nome de uma causa. Mas, na hora da batalha, ele não tem o domínio sobre todas as coisas. Quem, afinal, garantirá que ele sairá vencedor?
Eu não sei qual é o seu desafio, o seu objetivo, o seu alvo, o seu sonho, a sua dificuldade; eu não sei também qual seria o seu melhor prêmio, qual a sua expectativa de futuro, mas eu sei de uma coisa: o único que garante a sua vitória é o Senhor.
Sem dúvida, precisamos fazer a nossa parte, nos esforçar e nos posicionar em fé, cooperando com Deus para alcançarmos o resultado daquilo que buscamos, mas as nossas ações têm um limite porque Deus nos criou para dependermos dEle. A força do nosso braço pode até parecer bem grande quando comparada a de outras pessoas, mas ela, sozinha, não nos levará para onde queremos ir.
Por isso, faça questão de depender de Deus e, quando a sua vitória chegar, lembre-se do Deus que conduziu você em triunfo diante de todos. Que a sua bênção seja uma forma de glorificar o nome desse Deus tão maravilhoso!