Quando Moisés enviou os espias a Canaã, os homens voltaram e trouxeram a informação de que a terra prometida manava leite e mel. Ela era realmente maravilhosa! No entanto, eles também disseram: “Ela é cheia de inimigos gigantes, povos poderosos, cidades fortificadas. Eles são muito mais fortes do que nós…”, ou seja, parecia impossível conquistá-la!
No meio de tantos homens descrentes, que não se lembravam do que Deus tinha prometido a eles e que ignoravam todos os milagres que tinham presenciado no deserto evidenciando o poder de Deus, Calebe se levantou para declarar justamente o contrário: “Nós podemos conquistá-la. Em Deus, nós podemos!”.
Assim como este grupo de homens, nós também estamos diante de situações desafiadoras em todo tempo. Situações em que olhamos os gigantes e dizemos: “Não dá!”. A nossa carne sempre vai dizer “Não dá!”, mas o nosso espírito diz: “Sim, dá!”.
Qual foi a diferença entre a cena que aqueles homens enxergaram e a que Calebe e Josué viram? Aqueles homens declararam o que viram com seus olhos naturais, enquanto Calebe relatou o que ele cria, porque tinha uma promessa e sabia que Deus estava com eles!
Mude a sua perspectiva sobre as situações. Não espere que as circunstâncias cooperem para que você creia. Veja pela fé. Se você colocar o seu ânimo no que os seus olhos físicos concluem, você desistirá. De que lado você quer estar? Daqueles que voltam dizendo que é impossível conquistar a terra ou do lado dos que creem nas promessas e são abençoados com a vitória? Decida crer!