Você quer saber como ter fé? Entenda, primeiramente, o que a Bíblia diz sobre ela:
“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem” (Hebreus 11:1).
A fé não trabalha com algo concreto do ponto de vista natural, não se baseia em algo que está diante dos nossos olhos ou naquilo que se pode calcular.
Justamente aí está a dificuldade, pois, muitas vezes, o ser humano tem a falsa sensação de segurança com aquilo que pode ver e tocar. Até por este motivo é que tantas imagens de outros deuses e objetos religiosos fazem sucesso entre alguns.
Pessoas têm a necessidade de se agarrar a algo físico, mas com a Palavra de Deus não acontece assim: ou cremos ou não cremos.
Muitas pessoas não sabem como ter fé. Então, é preciso entender que ela é como se fosse uma “aposta com todas as nossas fichas” em uma promessa feita por Deus, assumida como uma verdade incontestável para nossas vidas.
Eu até costumo falar que ter fé é como ligar ou desligar um interruptor – não existe meio termo! Ela é tudo ou nada!
Então, se você gostaria de ser uma pessoa que crê e não sabe como ter fé, você está lendo o conteúdo certo! A partir do que está escrito aqui, você vai entender melhor como a fé opera.
A Bíblia foi escrita por homens inspirados por Deus. Nela, existem histórias de várias épocas, de diversos povos. Podemos aprender com o posicionamento destes personagens, recebemos conselhos, correção e encorajamento através dos seus textos.
Para muitos, a Bíblia pode ser apenas mais um livro, mas ela é muito mais do que isso: ela é a Palavra de Deus, que é viva, poderosa e eficaz para mudar completamente a nossa vida.
A fé bíblica opera baseada no que está escrito na Palavra de Deus e nada mais. O Espírito Santo nos convence sobre a Verdade, e a Verdade é sobrenatural.
Não adianta querer crer na Verdade de forma natural, pois vai dar conflito.
Se tentarmos entender a criação, os milagres que Deus faz, tudo que Ele promete, a eternidade, a obra de Jesus na cruz do Calvário, o céu, o inferno e outras coisas mais com a nossa mente, é claro que não conseguiremos acreditar!
Apesar de sermos seres espirituais, que possuem uma alma e habitam num corpo, nossa lógica humana não alcança o que acontece no mundo espiritual de forma clara. Por isso, não adianta crer “naturalmente”; é preciso confiar com o coração e sem fazer as contas lógicas.
Um exemplo bobo: na conta matemática, 2 + 2 = 4; mas, no Reino de Deus, quem determina o resultado é Ele!
Deus é Senhor, Criador, Onisciente, Onipotente, Onipresente. Ele multiplica o que precisar e cria coisas que ainda não existem!
Que privilégio servir a este Deus!
Como ter fé no que a Palavra de Deus diz? Como crer na Bíblia?
A resposta é simples: abra o seu coração e renda-se a ela totalmente. Não tenha medo de acreditar nas promessas de Deus e se decepcionar.
Não dê lugar à dúvida também. O inimigo vai usar qualquer insegurança sua para lançar muitos questionamentos na sua mente.
Ele vai te dizer coisas como: “Mas será que isso que você está lendo é verdade mesmo? Quem garante? Parece tudo muito absurdo! Quem escreveu a Bíblia foram pessoas comuns… não deve ser bem assim…”.
São perguntas e frases como estas que virão à sua mente. O inimigo sempre vai tentar contradizer a Verdade e você achará que os pensamentos são seus! Não caia nessa!
Foi assim que Eva cedeu à serpente no Jardim do Éden. Leia comigo o trecho:
“Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais selvagens que o Senhor Deus tinha feito. E ela perguntou à mulher: “Foi isto mesmo que Deus disse: ‘Não comam de nenhum fruto das árvores do jardim’? ” 2 Respondeu a mulher à serpente: “Podemos comer do fruto das árvores do jardim, 3 mas Deus disse: ‘Não comam do fruto da árvore que está no meio do jardim, nem toquem nele; do contrário vocês morrerão’ “. 4 Disse a serpente à mulher: “Certamente não morrerão! 5 Deus sabe que, no dia em que dele comerem, seus olhos se abrirão, e vocês serão como Deus, conhecedores do bem e do mal”. (Gênesis 3:1-5)
Repare que a serpente (o diabo) quis dizer à Eva que o que Deus tinha dito “não era bem assim”. Então, fique esperto!
O inimigo não quer que você se firme em Jesus e nem que desfrute do que Deus planejou para a sua vida. A sua estratégia é te encher de vários pensamentos duvidosos para que você ache que Deus, a Bíblia, Jesus, as promessas, a herança espiritual e outras coisas são pura bobagem, mas não são!
Somente a Palavra de Deus é a Verdade e crer no que ela diz é que te dará a vida abundante que Jesus veio trazer para você.
Para que você consiga deixar o seu lado racional e “ligar a sua fé”, é preciso se encher da Palavra de Deus.
No mundo, ouvimos coisas o dia inteiro que vão totalmente contra o que cremos. Mesmo sem querer, somos contaminados por este ambiente, pois a falta de esperança e de perspectiva está em todo lugar, na boca da maioria das pessoas!
Então, obviamente, se aceitarmos todas estas informações de braços cruzados, nos alimentando delas, será impossível ter fé!
É por isso que a Bíblia diz que “a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo” (Romanos 10:17).
Da mesma forma que a fé vem pelo ouvir, a falta de fé também vem pelo que ouvimos. Ou seja, um cristão passivo não sobrevive!
É preciso se encher da força, da alegria, da esperança, do conforto, da cura, enfim, da vida que apenas Deus nos oferece através da Sua Palavra.
Por isso, siga o conselho do Pai: ouça, ouça e ouça a Palavra de Deus. Além disso, a leia em voz alta e escute a sua própria voz declarando verdades.
Mesmo que você não tenha o hábito de fazer isso, faça mesmo assim como um exercício.
Ore para que a sua mente consiga captar o que está sendo dito e para que o seu coração seja trabalhado pelo Espírito Santo em cada palavra, dando a você discernimento e fortalecimento interior.
A sua carne não vai ter dizer como ter fé – ela não está interessada nisso -, mas o seu espírito anseia por Deus. Seu homem natural vai dizer que isso é uma grande besteira. A sua carne sempre vai te levar a acreditar apenas em coisas palpáveis e que são lógicas. Já vimos que não é assim.
Desde crianças, somos programados para ter determinados pensamentos e certas reações. Quando queremos viver uma vida com Deus, passamos a andar na contramão do mundo, e isso exigirá de nós um posicionamento firme.
Decida crer com todo seu coração no que a Palavra de Deus diz sem questionar; ela é a Verdade! Deus tem muito a fazer na sua vida, mas é preciso uma entrega total da sua parte.