Ouvir a Palavra de Deus é muito importante para o nosso crescimento espiritual, já que a Bíblia diz que a fé vem por ouvir a Palavra de Deus (Romanos 10:17). Quando ouvimos o que Deus tem a dizer, somos ensinados a viver, confortados, fortalecidos, conhecemos o que Ele nos promete e o nosso coração se enche de esperança e de alegria.
Mas o que este verso de Tiago nos diz é que não basta sermos ouvintes, ou seja, não basta acumularmos conhecimento sobre Deus ao longo dos anos; o que Deus espera é que sejamos praticantes da Palavra, pois, desta forma, o Seu poder pode ser liberado e podemos experimentar tudo aquilo que Ele nos garante e planejou para nós.
Saber o que a Bíblia ensina e promete é necessário, mas este “santo manual de instruções” de nada adiantará se não fizermos dele o nosso estilo de vida diário.
É por isso que vemos tantos cristãos se afastarem, se desligarem de Deus. É uma grande armadilha se conformar em olhar a Palavra de Deus de maneira apenas intelectual ou natural; isto é religiosidade e não alimenta o relacionamento com Deus e muito menos gera transformação em nós. É preciso viver a Palavra de Deus, e isso tem a ver com praticá-la!
Tiago conclui este versículo dizendo que nós não devemos enganar a nós mesmos ao desperdiçar a Palavra, fazendo dela mera teoria. A fé não é teoria; ela precisa de obras, de ação com base na certeza, de vivência, de experiências!
Pratique o que você tem ouvido, não como uma tentativa, mas com a confiança de que Deus honrará a sua atitude e o seu desejo de viver, de fato, tudo aquilo que está disponível para você com filho amado.