Qual a responsabilidade dos pais na construção da vida espiritual dos filhos?
Talvez, ao pensar sobre isso e olhar para o seu filho, você acredite que ele ainda é muito pequeno para entendê-lo. Contudo, isso não é verdade. Nós começamos a ensinar nossos filhos sobre fé desde o primeiro dia da vida deles.
A fé é um estilo de vida. Ela influencia cada uma das nossas atitudes e se reflete nos resultados que experimentamos.
Nós não desenvolvemos a nossa crença de uma hora para outra. Da mesma forma que a fé depende de constância para se fortalecer, o exemplo que queremos dar para nossos filhos sobre a Palavra de Deus envolve uma vida marcada por atitudes que priorizam o que a Bíblia nos ensina.
“Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar.” (Deuteronômio 6:6-7)
Aprender sobre fé é como construir um muro no qual cada oportunidade de colocar a nossa crença em ação se compara a um tijolinho. Você ensina seu filho a viver a fé e investe na vida dele quando:
Seus filhos estão ansiosos por conhecer o poder de Deus através de você. Então, não desperdice esse privilégio.
Os pais são a expressão de Deus dentro das suas casas e na vida dos filhos. Com eles, as crianças vivenciam as primeiras experiências envolvendo afeto, vida social e fé. Junto com os pais, elas conhecem seus limites e aprendem valores que as acompanharão para a vida toda.
Em relação à vida espiritual dos filhos, é responsabilidade dos pais ensiná-los no caminho da Verdade. Contudo, para isso, não basta contar historinhas bíblicas antes de dormir ou orar antes das refeições. É preciso viver a Palavra todos os dias, em todas as situações. Existem algumas formas de fazer isso:
Essas são algumas maneiras de ensinar seu filho a valorizar a Palavra de Deus. Esse tipo de ensino é papel dos pais. Filhos aprendem vendo o comportamento do pai e da mãe. Logo, se eles são comprometidos com Deus, semeiam princípios de vida sobre seus filhos.
Educar filhos à luz da Palavra de Deus em um mundo tão complicado não é fácil, mas é possível. Nessa jornada, muitas vezes, nos sentimos:
Você não é o único pai ou a única mãe a passar por isso.
A boa notícia é que, em Deus, você encontra toda a provisão que precisa para superar esses desafios e criar filhos que honram a Deus com suas vidas.
Os valores do mundo estão se distanciando cada vez mais dos princípios da Palavra. Porém, a Bíblia já nos alertava sobre essa realidade.
Criar filhos que honram a Deus com suas vidas envolve desafios, mas é possível. O Espírito Santo te ajuda nessa jornada. Ele te dá criatividade, sabedoria e estratégias para lidar com as dificuldades de cada fase.
“Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida. Peça-a, porém, com fé, sem duvidar.” (Tiago 1:5-6)
Você já observou as reações de uma criança pequena diante de seus pais? Geralmente, elas prestam atenção ao que a mãe ou o pai fazem e reproduzem na hora da brincadeira.
Os filhos também aprendem pelo que falamos para eles, mas eles aprendem muito mais pelo que fazemos. Isso vale para hábitos, mas também para o ensino do amor pela Palavra de Deus.
Nossos filhos observam e registram cada uma das nossas atitudes. Por isso, precisamos estar atentos a como nos comportamos com eles e perto deles.
O que você gostaria que seu filho se tornasse? Se você quer ver essa imagem se tornar realidade, viva uma vida que combina com as suas expectativas para eles.
Eu não conheço a sua história. Não sei quando você aceitou Jesus. Não sei se a sua casa é um lar de paz ou um lugar de guerra. Também não sei se você conhecia a responsabilidade dos pais e o poder da influência deles na criação de filhos que têm um coração que decide crer na Palavra de Deus todos os dias.
Contudo, eu sei que, não importa o que tenha acontecido antes, ainda dá tempo de você assumir um posicionamento diferente. Para isso, escolha recomeçar. O que você precisa fazer?
Criar filhos saudáveis depende, na maior parte dos casos, do posicionamento dos pais. Então, se você é pai ou mãe, decida obedecer à voz do Espírito Santo e seja um canal da bênção de Deus na vida dos seus filhos.
Este texto foi inspirado na série “Pais posicionados, filhos estabilizados”. São cinco mensagens curtas, com cerca de 40 minutos, que irão abençoar sua família. Elas também te ajudarão a entender a responsabilidade dos pais na educação de filhos que amam a Palavra de Deus.