Você já parou para refletir sobre o seu nível de autocontrole? Se consegue se acalmar e se controlar nas situações de estresse e pressão, ou se, nessas horas, bate o desespero, você perde a cabeça e dá aquele chilique?
Todos já vivemos ou viveremos situações nas quais é preciso manter a calma, faz parte da vida. Pode ser em uma questão de trabalho, de família ou com os amigos. E quem nunca se descontrolou, agindo de forma precipitada, grosseira ou estressada em tais situações?
Só que de nada adianta falar “eu sou assim mesmo” e se justificar. Ao agir desta forma, apenas há o reforço de um modo de ser que não é funcional e nem produtivo, e que, com certeza, não faz bem para ninguém, inclusive para você.
Embora não haja fórmula mágica para manter a calma diante de circunstâncias estressantes, sempre é possível agir com maior equilíbrio. Mas, para tanto, é necessário praticar o autocontrole e a paciência diariamente, em cada situação.
Isso não significa que, amanhã, você vai acordar um Buda. É importante ter em mente que ninguém é perfeito. E que, quando sentir que está perdendo a calma, você pode recomeçar, pedir desculpas, se for o caso, e se trabalhar ainda mais para fazer diferente da próxima vez.
É possível criar um padrão mental e comportamental mais equilibrado, que lhe permita lidar melhor com as situações mais desafiadoras ou estressantes. Para tanto, é preciso estar atento para suas atitudes e disposto a fazer diferente, a perceber o momento em que a pressão aperta e buscar formas de se acalmar antes da perder o autocontrole.
Há inúmeras formas de fazer isso: respirar fundo, contar até 10, ir ao banheiro e passar água no rosto, tomar um copo de água pausadamente, sair um pouco do ambiente em que se está, lembrar mentalmente de uma música de que gosta, por exemplo.
Pode ser que, no início, suas estratégias funcionem em algumas circunstâncias e, em outras, nem tanto. Mas, é preciso perseverar! Quanto mais você insistir no novo padrão, mais ele ficará mais preponderante até se que torne um modo automatizado de ser.
Um ponto importante: manter a calma é diferente de ser uma pessoa permissiva, submissa. Quem tem autocontrole, diante da vida e também nas situações de estresse, consegue agir de forma equilibrada, assertiva e efetiva.
Uma coisa é certa: no fervor das emoções, no descontrole, a percepção fica mais turva, menos clara, e a probabilidade de cometer um erro é bastante acentuada. Então, evite agir quando está exaltado. Pare, se acalme, veja a situação com mais equilíbrio e, só então, tome suas decisões. Você vai se agradecer por isso.