Famílias alicerçadas sobre a Rocha | Referência: Mateus 7:24-29
♥ Na parábola do texto base, vemos que duas casas sofreram com condições climáticas adversas. Contudo, a diferença entre elas estava no seu alicerce. Ora, alicerces ou fundações são estruturas responsáveis por transmitir as cargas das construções ao solo. Jesus, na parábola, traz uma comparação da casa com a família e dos alicerces com a sua base.
A grande questão que envolve uma casa (família) cair ou não está ligada a um ponto: a prática da Palavra. Ora, as mesmas circunstâncias e dificuldades vieram nas situações ilustradas na parábola, como virão sobre as nossas famílias também. Toda casa passa por tempestades. A diferença estava no seu alicerce, pois uma das estruturas responsável por alicerçar a família sobre a Rocha é a prática da Palavra (verso 24).
♥ Outra estrutura que alicerça a família sobre a Rocha é a escala de valores bíblicos na ordem correta. Muitas vezes confundimos nossas prioridades.
♥ A palavra nos diz que na escala de valores espirituais Deus deve estar em primeiro lugar, como diz em Marcos 12:28-31. Pessoas, coisas e posições não podem ocupar esse primeiro lugar.
♥ Em segundo lugar deve estar a família, como diz em 1 Timóteo 5:8. Muitos invertem a ordem e colocam ministérios e trabalho, até mesmo o feito para Deus, antes da família, mas não deve ser assim. Se alguém negligenciar sua família por causa da igreja, do ministério, ou de qualquer outra coisa, por mais “espiritual” que pareça, está contra a Palavra de Deus. Paulo diz que tal pessoa está negando a fé e é pior do que um incrédulo.
♥ Em terceiro lugar devem estar o trabalho e os estudos. Em verdade, é normal vermos pessoas escravizadas pelo trabalho e desrespeitando a escala bíblica de valores, pondo o trabalho em primeiro lugar. De outro, temos aqueles que relegaram ao trabalho o último lugar na sua escala de valores. Mas a Bíblia nos passa uma ideia de equilíbrio, pois o trabalho também é uma ordem bíblica, que fornece meios ao homem para que sobreviva dignamente com sua família e possa ajudar no Reino de Deus.
♥ Em quarto lugar está a Igreja. Para muitos, pode parecer falta de espiritualidade deixar a Igreja depois da família e do trabalho, mas esta é a forma correta de encarar nossas prioridades. Porém, estamos falando de valores e sua ordem, e não de escolhas. Todos eles devem ter lugar em nossas vidas de forma harmônica, sem deixar nenhum desprovido de atenção. Assim, embora depois da família e do trabalho, a Igreja é um valor precioso que deve vir antes de qualquer outra coisa ligada à vida social.
♥ O último alicerce a ser destacado é a Comunhão de estar à Mesa. O termo mesa é citado pela primeira vez em Êxodo 25:29, quando o Senhor dá instruções específicas sobre como gostaria que fosse criada a mesa, dispondo sobre como estariam dispostos os alimentos e os rituais específicos. Ora, comer ao redor da mesa vem em nossa sociedade das tradições familiares e está muito além de um ato físico, apenas, mas tem se perdido ao longo dos anos.
Ora, a mesa é lugar de comunhão, lugar de valorização, é princípio básico de comunhão familiar. Isso porque a experiência da mesa não se trata apenas de estar ao redor de um móvel da casa, mas é uma ação espiritual, na qual nossa família se encontra com a presença do Senhor Jesus, desfrutando de momentos marcantes, nos conectando espiritualmente, fisicamente e emocionalmente, através do amor e cuidado uns com os outros.
♥ Uma família alicerçada na Rocha não abre mão de praticar a Palavra em tudo que lhes envolve, tem equilíbrio na escala de valores espirituais e vive em comunhão, recuperando os princípios da mesa. Assim, busquemos fortalecer nossas famílias nesses alicerces eternos!