Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos. Provérbios 16:3
O início do ano é uma época de planejamento. É muito bom fazer planos. Os sonhos são fortes aliados dos planos. Eles nos ajudam a buscar algo novo e estabelecer estratégias para alcançá-los. Sonhar faz parte da vida.
Muitos não querem saber a vontade de Deus para os seus planos. É como disse o sábio escritor: em sua presunção o ímpio não o busca; não há lugar para Deus em nenhum dos seus planos (Salmos 10:4).
Devemos apresentar nossos planos a Deus. A Bíblia diz que muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do Senhor. (Provérbios 19:21).
Todo planejamento requer cautela. Por isso os conselhos são importantes para quem quiser fazer planos (Provérbios 20:18).
Existem sonhos que não devem ser compartilhados com qualquer pessoa. Muitos se deram mal porque compartilharam com quem não deviam. Podemos compartilhar, mas não para qualquer pessoa. A inveja de alguém pode atrapalhar.
José teve sonhos, dados por Deus e compartilhou com sua família. Seus irmãos, que já o invejavam, não aceitaram e fizeram de tudo para tirá-lo do convívio da família. O final da história é feliz, mas até que tudo aconteceu, José passou por várias provações.
Sonhe, planeje e compartilhe, primeiro com Deus. Depois com seu cônjuge, seus pais e filhos, se for o caso.
Lembre-se das palavras do Senhor: Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês’, diz o Senhor, ‘planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro. (Jeremias 29:11).