Então Davi disse ao sacerdote Abiatar, filho de Aimeleque: "Traga-me o colete sacerdotal". Abiatar o trouxe a Davi, ? e ele perguntou ao Senhor: "Devo perseguir este bando de invasores? Irei alcançá-los? " E o Senhor respondeu: "Persiga-os; é certo que você os alcançará e conseguirá libertar os prisioneiros". 1 Samuel 30:7,8
Existem algumas notícias que mexem com a estrutura de qualquer pessoa. Quando se trata de família, tudo fica ainda mais delicado. Ao retornar de batalha sem propósito, Davi se deparou com uma dessas notícias que desestabilizam qualquer um, aldeia devastada, suas casas queimadas e suas famílias sequestradas.
Neste momento um filme deve passar na cabeça, talvez na Davi veio suas alianças corrompidas movidas por medo de ser encontrado com Saul. Num propósito definido com Deus, não se encaixa a ideia de “o inimigo do teu inimigo é teu amigo”, alianças ruins colocam em risco famílias boas. Ao refletir tudo o que estava acontecendo, veio a fase 1 - Davi e seus valentes choram até não terem mais forças. Após as lágrimas veio a fase 2 - Davi consultou ao Senhor sobre qual decisão tomar. E então veio a Fase 3. Deus falou com Davi, dizendo: Mova-se.
Muitas vezes choramos por nossa família, oramos por nossa família, mas não nos movemos por nossa família. Davi poderia pedir a alguém para trazer a família dele de volta, ou até ficar parado “esperando o milagre”. Nem Davi orou assim, nem Deus respondeu assim. Davi perguntou em outras palavras: Posso lutar por minha família? Deus disse: Vá.
Acredite, todas as vezes que você desejar lutar por sua família, Deus te ajudará e colocará pessoas para cooperarem contigo na caminhada. A ajude virá de modo especial. Mas para isso, eu e você, todos nós precisamos nos mover.
Chorar sem orar é lamento. Orar sem agir é tormento. Se mover sem orar é tragédia.
Chorar, orar e se mover, é sábio. Se assim fizermos, Deus não só permitirá que tenhamos nossa família novamente, mas também nos permitirá desfrutar de tudo aquilo pela qual foi conquistado na vitória que tivemos.