O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã – Salmos 30 5.
Não é fácil ser grato por alguma coisa nos dias de hoje. Num mundo egocêntrico e ingrato como de nossos dias é difícil encontrar pessoas altruístas e gratas.
O salmista Davi em agradecimento ao Senhor pelo livramento da morte escreveu um salmo muito conhecido. Este salmo mostra a gratidão que tinha pelo Senhor o homem que era segundo o seu coração.
Neste salmo 30, no versículo 5 diz que o favor de Deus dura a vida inteira. Na versão da Bíblia Viva diz que “Seu interesse” e “cuidado” por nós duram a vida toda (Sl 30:5a). O interessante de tudo isso é saber que o Senhor tem um interesse pessoal e especial com nossa vida.
Quando o Senhor me deu essa palavra, estava aflito com a vida da minha mãe que foi acometida de um AVC isquêmico. E as palavras que o Senhor tem ministrado nesses dias não apenas me confortam neste tempo, mas me dão esperança que o melhor de Deus ainda está por vir.
Saber que o “choro” dura só um tempo me conforta, mas o fato mais marcante desta palavra é o retorno da alegria. É o retorno da alegria que me enche de ânimo e me dá esperança para prosseguir. Quando uma pessoa tem um problema, ela não busca apenas o alívio para a tribulação, mas a solução para este mal. Se o Salmo disse que o choro dura por pouco tempo, poderíamos ter o sentimento de alívio, mas quando declara que a alegria vem pela manhã, temos o sentimento de que a solução é que algo mais completo está por vir em nossa vida.
Pela manhã, significa a “cada novo dia”. Aleluia!
O livro de lamentações escreve:
A benignidade do Senhor jamais acaba, as suas misericórdias não têm fim;
renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade (Lamentações 3:22-23).
Sobre as misericórdias do Senhor diz também o profeta Isaías:
Ó Senhor, tem misericórdia de nós; por ti temos esperado. Sê tu o nosso braço cada manhã, como também a nossa salvação no tempo da tribulação (Isaías 33:2).
Outra palavra ministrada neste tempo está no (Salmo 111:4) que diz que ninguém pode esquecer das maravilhadas operadas pelo Senhor, pois Ele é misericordioso e compassivo.
Conta as Escrituras que quem O ama, lhe obedece, o Senhor dá tudo que é necessário para viver. O Senhor dá sustento aos que o temem (Sl 111:5 – Bíblia Viva).
Por tudo isso devemos entender que nossas tristezas e tribulações por mais difíceis e dolorosas que sejam duram só um tempo. A “hora da angústia” é apenas um tempo,mas o Senhor é “socorro bem presente” e um alto refúgio nessas horas (Sl 9:9,Sl 37:39; Sl 46:1).
O tempo da angústia é um tempo curto se comparado a alegria plena que Deus pode nos dar “a cada manhã”. É claro que mesmo sendo um tempo curto, essa hora, ou seja, este tempo é suficiente para tentar nos abalar.
É no tempo da “noite”, das tribulações e aflições que nossa fé é sacudida e a tristeza do momento tenta nos entristecer. Mas é pela manhã, onde o sol se põe é que vemos seu poder e suas misericórdias se renovando em nossas vidas.
O profeta Jeremias depois dizer das misericórdias que se renovam, nos dá a dica de como agir em momentos como esses: a dica é ESPERAR EM DEUS.
Esperar significa confiar, Ter fé, ter confiança. É entregar aos cuidados, à fidelidade de alguém , ou seja, depositar o crédito todo em Deus
Diz o profeta:
A minha porção é o Senhor, diz a minha alma; portanto esperarei nele.
Bom é o Senhor para os que esperam por Ele, para a alma que o busca.
Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do Senhor.
(Lamentações 3:24-26)
Também diz as Escrituras:
Os que confiam no SENHOR serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece (Salmos 125:1).