Jesus disse a Simão: ‘Não tenha medo; de agora em diante você será pescador de homens’. Eles então arrastaram seus barcos para a praia, deixaram tudo e o seguiram.”
“‘Alegrem-se comigo, pois encontrei minha ovelha perdida’. Eu lhes digo quem, da mesma forma, haverá mais alegria no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não precisam arrepender-se”.
Jesus declara qual é a Sua Missão no capítulo quatro, prova o que declarou no capítulo cinco e coloca Sua missão em prática no restante do livro de Lucas.
Jesus estava sempre ensinando e treinando Seus discípulos e desafiando outros a se tornarem parceiros com Ele em Sua missão.
O primeiro exemplo claro disso foi a maneira como Ele recrutou Simão. Ele o chamou de Pedro e pediu que ele O seguisse e se tornasse “pescador de homens:”.
Jesus tinha ensinado na praia usando o barco de Pedro como plataforma. Quando Ele terminou de pregar, disse para Pedro soltar o barco nas águas profundas e lançar as suas redes, mesmo Pedro tendo pescado a noite inteira sem pegar nada.
Quando Pedro obedeceu e suas redes se encheram, ele percebeu que o verdadeiro pescador era Jesus, que Jesus pode fazer qualquer coisa através dos Seus servos.
Jesus exemplificou sua Missão através de três parábolas no capítulo 15 de Lucas, sobre buscar e salvar o povo perdido.
Como um pastor busca sua ovelha perdida, a mulher busca a moeda perdida e o pai busca o filho perdido, Jesus veio para salvar os pecadores e trazê-los para o Seu reino. Ele convida a cada um para se juntar a Ele nesta missão e compartilhar as Boas Novas com aqueles que estão perdidos.