Hoje, eu quero falar sobre a importância de cuidarmos dos sonhos que Deus coloca em nossos corações.
Antes de começar, deixa eu te contar uma coisa: Deus não realiza nada na face da terra sem a participação do homem. Todas as coisas que Ele faz envolvem o ser humano. Quer um exemplo?
Se você precisa de dinheiro para pagar uma conta médica que surgiu de repente, Deus vai usar pessoas para te abençoar.
Quando você acorda abatido por causa dos problemas, Deus renova o seu ânimo, mas também usa pessoas para te ajudarem a passar pelos dias difíceis.
Viu como as pessoas são importantes no Reino de Deus?
Ao pensar nessas situações, às vezes, é difícil entender como Deus age. Contudo, na jornada de fé, nossa mente não precisa compreender como Ele vai agir. O que o nosso coração deve fazer é crer no que Deus falou.
Agora que você sabe que Deus usa os seres humanos para cumprir seus propósitos, segue um conselho: não se desvalorize. A sua vida é valiosa para o Reino de Deus e para as pessoas ao seu redor.
“Então o Senhor respondeu: ‘Escreva claramente a visão em tabuinhas, para que se leia facilmente. Pois a visão aguarda um tempo designado; ela fala do fim, e não falhará. Ainda que se demore, espere-a; porque ela certamente virá e não se atrasará.’ (Habacuque 2:2-3)
Para começar a colocar os Seus planos em prática, Deus começa com uma semente. Ele a planta em um solo que, se estiver fértil, vai resultar em frutos abençoados. Essa semente são os sonhos de Deus para a sua e a minha vida e o solo é o nosso coração.
Quando o nosso coração é solo fértil, os projetos de Deus se cumprem em nossa vida e impactam o mundo ao nosso redor. Portanto, a responsabilidade de cuidar desse solo é nossa.
Deus te criou com um propósito e tem sonhos para realizar na sua vida. Esses projetos têm relação com os dons e habilidades que Ele te deu.
Deus já te conhecia antes de você nascer. Quando você nasceu, Ele já tinha um livro escrito com a sua história, como conta o Salmo 139.
“Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe. Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Disso tenho plena certeza. Meus ossos não estavam escondidos de ti quando em secreto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. Os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir.” (Salmos 139:13-16)
Deus te conhece em detalhes. Ele sabe do que você precisa, quais são os seus sonhos, as suas frustrações, as suas alegrias. Ele também te conhecia antes mesmo de você se tornar um filho. Sabe por quê?
Porque foi Ele quem te criou. Foi Ele quem te viu no útero da sua mãe. Quando ninguém conseguia discernir o que era o nariz ou o que era a boca, o seu Pai celestial, porém, já te conhecia.
Mais do que te conhecer e plantar sonhos no seu coração. O seu Deus cuida da sua vida todos os dias.
Deus está conosco em todos os momentos. Nos dias maus, Ele traz consolo, sabedoria e renova nossas forças. Nos dias felizes, Ele se alegra conosco. Deus ama nos ver sorrindo.
Na caminhada da fé, uma das maiores alegrias de um cristão é ver os sonhos de Deus se tornando realidade. No entanto, para que isso aconteça, nós também precisamos colaborar. Como?
A nossa parte é guardar a promessa que Deus nos deu como se ela fosse o tesouro mais valioso de todos. Muitas vezes, as pessoas ao seu redor não entendem o valor daquilo que Deus te disse. Em outras situações, elas podem começar crendo com você, mas não continuarem.
Perceber que as pessoas que te cercam não percebem o valor da promessa de Deus é frustrante, mas não diminui o poder realizador do seu Pai. Essas situações te ajudam a descobrir formas de proteger o sonho que você recebeu.
Na caminhada rumo à realização dos sonhos de Deus, você precisa cuidar, principalmente, de três áreas: o seu coração, a sua mente e a sua identidade.
O seu coração é a fábrica dos sonhos de Deus. Ele é o solo no qual a semente (Palavra de Deus) encontra espaço para germinar e dar frutos.
Para cuidar do coração, você precisa fortalecer a sua fé.
Em Deus, você tem um propósito. A sua parte é cuidar do seu coração para o Espírito Santo encontrar espaço para agir e gerar frutos que louvam o nome do Senhor.
Além de cuidar do seu coração, dê atenção à sua mentalidade.
Como você tem alimentado o seu coração e a sua mente?
O que tem saído dos seus lábios nos momentos de pressão?
Que lente você está usando para enxergar os desafios: a lente de Deus ou a lente do inimigo de nossas almas?
“Os olhos são a candeia do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz. Mas se os seus olhos forem maus, todo o seu corpo será cheio de trevas. Portanto, se a luz que está dentro de você são trevas, que tremendas trevas são!” (Mateus 6:22-23)
Uma mentalidade fortalecida em Deus é fruto da decisão de se encher da Palavra e escolher depositar a sua confiança nEla, independentemente das vozes contrárias que se levantam. Esse é um trabalho conjunto da mente e do coração.
Quem você é em Cristo? Você sabe?
Uma das áreas da nossa vida que o inimigo mais traz engano é sobre quem somos em Cristo. Ele age assim porque conhece o valor que temos em Deus e como podemos ficar perdidos diante das situações se não conhecermos a nossa real identidade.
Quando sabemos quem somos em Cristo, entendemos o tamanho do amor de Jesus por nós. Ele nos deu vida antes mesmo de desejarmos nos relacionar com Ele. Que amor é esse?
Quando Deus coloca um sonho em nosso coração, Ele já tem tudo pronto para realizá-lo.
Nenhuma circunstância manipulada pelo inferno pode diminuir o poder de Deus na sua vida e na sua história. Ele é grande, abençoador e é a fonte de tudo o que precisamos para vencer e cumprir o propósito dEle sobre a Terra.
Você é um filho amado, favorecido e abençoado. Deus se alegra com o seu cuidado com os sonhos que Ele colocou em você. Por isso, mantenha-se firme. O seu Pai vai honrar o seu cuidado.