Não há nada que se compare ao nosso Deus! Por mais que se tente mensurar a grandeza e excelência do Senhor, é impossível termos a percepção completa de quem é Ele. Por mais que tentemos descrevê-lo, tudo sempre será muito menor do que de fato Deus pode, faz e é!
Nenhuma construção humana, descoberta ou atos de bondade podem ser equiparados ao amor e perfeição de Deus. Tudo que fazemos, por mais belo e admirável que seja não se compara a Deus...
No livro de Isaías, Deus mesmo pergunta ao Seu povo, inclinado a buscar ídolos e imagens de esculturas:
"Com quem vocês me compararão? Quem se assemelha a mim? ", pergunta o Santo.
Isaías 40:25
Ninguém. Essa é a resposta mais acertada, pois nada se compara à santidade, justiça e poder de Deus. O salmista também assim afirma:
Nenhum dos deuses é comparável a ti, Senhor, nenhum deles pode fazer o que tu fazes.
Salmos 86:8
Não há outro igual, na terra ou nos céus! Não existe outro ser, nenhum outro deus que se compara ao Senhor. Mesmo havendo atributos comunicáveis à criaturas, ou imitações baratas de ídolos e falsos deuses, Ele é o Grande "Eu Sou", o Criador supremo.
Mas, por que a Bíblia faz algumas comparações ou analogias a Deus?
Isso acontece como recurso expressivo (metáforas e alegorias) e didático (figuras costumeiras) dos autores humanos, para demonstrar ou ensinar ao leitor algumas características de Deus.
É comum, nós também fazemos isso ao dizer que uma pessoa é "um doce", por ser meiga e agradável ou dizer que outra é uma "máquina", porque trabalha muito ou é esforçada. Isso não quer dizer que a pessoa seja literalmente um docinho ou um equipamento de trabalho, mas faz alusão a qualidades próprias daquelas pessoas.
Veja alguns exemplos de comparação (ou metáforas) relativas a Deus, na Bíblia:
Além desses podem existir outras, mas essa última comparação aponta-nos para uma interessante associação:
Este salmo diz-nos que o Senhor é sol, e de fato, Ele é a Luz eterna, salvação, escudo e proteção.
Já pensou no quão importante é o sol para a existência da vida na terra? Não somente luz, calor bem como todos os outros benefícios para os organismos da natureza, o sol é imprescindível. Através dele conseguimos enxergar, marcar ciclos e estações, orientarmo-nos no espaço, além de mantermos a nossa saúde física e mental equilibrada. Por esses e muitos outros fatores, essa estrela é fundamental para a continuidade da vida tal como conhecemos.