Com uma atuação implacável no segundo tempo, o Botafogo venceu o Peñarol, por 5 a 0, nesta quarta-feira, 23, no Estádio Nilton Santos, pela partida de ida das semifinais da Libertadores.
Com muita disposição desde o soar do apito de Andres Rojas, o primeiro tempo foi de muita entrega entre as equipes. Aos 2 minutos, depois de uma trombada de Alex Telles com Darias, e assim começou uma confusão entre os times, mas pouco tempo depois, os jogadores se reagruparam e continuaram focados no jogo. Aos 8 minutos, depois de uma jogada individual de Thiago Almada, o argentino se desgarrou de seus marcadores e finalizou de canhota, mas a bola foi para fora. Para rebater a chegada dos mandantes, aos 17 minutos, após um passe equivocado de Bastos, Damián García cruzou para o meio-campista Darias, que por pouco não cabeceou dentro da meta brasileira. Nos acréscimos, para tentar criar alguma oportunidade de gol, Luiz Henrique levou para o meio e chutou de perna esquerda, e Aguerre fez uma importante intervenção aos 46. Sem mais novas chances, foi decretado o final do período inicial, que permaneceu com o placar zerado.
Após o intervalo, a etapa final ficou marcado pelo protagonismo estridente do Botafogo. Aos 5 minutos, após uma tabela entre Luiz Henrique e Jefferson Savarino, o venezuelano chutou no canto direito e abriu o marcador da partida. Aos 9 minutos, depois de um escanteio cobrado pelo camisa 10 do clube alvinegro, Alexander Barbosa aproveitou a sobra e finalizou para o fundo da rede dos visitantes. Em um contra-ataque pelas beiradas do campo, aos 13 minutos, com um passe de Vitinho, Savarino bateu de primeira -e com uma falha do goleiro do Peñarol- fez o seu segundo gol na partida. Durante uma nova chegada de ataque dos comandados de Artur Jorge, Igor Jesus passou para Luiz Henrique, que na finalização, encobriu o goleiro adversário e ampliou o marcador do jogo aos 28. Em uma nova oportunidade de gol dos mandantes, após o rebote no chute de Almada, camisa 99 do Botafogo tocou de cabeça e marcou o último gol da partida aos 33. Depois de uma grande atuação, foi decretado a nova vitória da Estrela Solitária, que esteve diante de sua torcida no estádio Nilton Santos.
Com este resultado, o Glorioso se aproximou de vez da vaga para a final da competição continental. Já a equipe Aurinegra, com a derrota, se complicou para o jogo de volta.
No próximo jogo da semifinal da Libertadores, o Botafogo enfrentará o Peñarol, na quarta-feira, 30, às 21h30, no estádio Campeón del Siglo, em Montevidéu, no Uruguai.