O Vasco entrou com uma ação no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) contra a mudança das datas dos jogos de volta das semifinais da Copa do Brasil, anunciada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O clube considera que Flamengo e Atlético Mineiro estão sendo favorecidos pela alteração.
Em nota oficial, o Vasco afirmou que a modificação foi feita sem seu consentimento, contrariando o calendário previamente estabelecido e violando tanto a Lei Geral do Esporte quanto o Regulamento Geral de Competições da CBF. Originalmente, os jogos de volta estavam marcados para os dias 16 ou 17 de outubro, mas, no último sábado, a CBF divulgou uma nova tabela: Vasco x Atlético-MG foi remarcado para o dia 19 e Corinthians x Flamengo para o dia 20. Dessa forma, Flamengo e Atlético poderão contar com jogadores convocados para as seleções nacionais após o fim da data Fifa, que ocorre entre 7 e 15 de outubro.
A diretoria do Corinthians também decidiu ingressar com uma ação no STJD contra a mudança da data da semifinal contra o Flamengo, alegando prejuízo. Além disso, o clube foi afetado por outra alteração: a antecipação do jogo contra o Athletico-PR, pelo Brasileirão, e o adiamento do duelo contra o Flamengo pela Copa do Brasil. Em pronunciamento, o presidente do Corinthians, Augusto Melo, declarou que o clube foi desrespeitado pela decisão da CBF.
O departamento jurídico do Corinthians argumenta que a perda de jogadores devido à data Fifa não justifica a alteração do calendário. Também sustenta que apenas o clube mandante, a federação mandante ou o detentor dos direitos de transmissão podem solicitar mudanças nas datas dos jogos — neste caso, sendo Vasco e Corinthians os mandantes, o pedido teria que partir dos visitantes.