O Botafogo é semifinalista da CONMEBOL Libertadores de 2024. Depois de eliminar o São Paulo, nos pênaltis, na noite de quarta-feira (25), o Glorioso voltou à semi do torneio continental após 51 anos. São mais de cinco décadas esperando uma chance para ficar nas primeiras posições.
A última vez foi em 1973. O formato da edição em questão, porém, era diferente do atual, em que os semifinalistas são apenas os quatro melhores. Naquele ano, o time carioca disputou uma vaga na final em uma espécie de fase de grupos com mais duas equipes: Colo-Colo, do Chile, e Cerro Porteño, do Paraguai.
Ainda havia um outro triangular, em que estavam Independiente (Argentina), San Lorenzo (Argentina) e Millonarios (Colômbia). Dentro do grupo, as equipes se enfrentavam em turno e returno, e apenas o primeiro colocado de cada passava à final.
O Botafogo ficou em último, com apenas uma vitória: contra o Cerro Porteño, em casa, na última rodada. Quem avançou foi o Colo-Colo, que depois perdeu a final para o Independiente.
Na primeira fase daquela edição, que já garantia vaga à semifinal, o Glorioso liderou um grupo que tinha Palmeiras, Nacional, do Uruguai, e Peñarol, também uruguaio -- os cariocas tiveram a mesma pontuação do Palmeiras e, por isso, foi necessário um jogo desempate entre as equipes, vencido pelos botafoguenses por 2 a 1.
Dez anos antes de 1973, em 1963, o Botafogo havia chegado a uma semifinal pela primeira vez, também sem avançar à decisão. Nas outras edições que disputou, o clube parou nas oitavas de final em 1996, na fase de grupos em 2014 e nas quartas de final em 2017.