O Reino dos céus também é como um negociante que procura pérolas preciosas. Encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo o que tinha e a comprou.”
Jesus ensinou muito em parábolas, estórias simples com verdades muito profundas. Uma razão para usá-las era porque Ele não seria preso por contar estórias que as autoridade não entendiam.
Apenas aqueles que tinham o Espírito Santo para ensinar, entendiam Suas parábolas. Aqueles que não tinham fome da verdade, poderiam não entender.
Jesus foi o Mestre absoluto nessa abordagem de ensino. Devemos buscar a verdade central de cada uma das parábolas de Jesus, porque elas nos foram dadas para ensinar verdades muito importantes.
O capítulo 13 de Mateus contém várias parábolas bem conhecidas de Jesus. Uma delas é a do semeador que semeou em diferentes terrenos. A semente representa a Palavra de Deus e os diferentes tipos de solo, aqueles que ouvem a Palavra.
Alguns dos que ouvem a Palavra e não a entendem são como o solo que não pode receber semente; aqueles que desistem diante da perseguição ou dos problemas são como o terreno rochoso no qual a semente começa a crescer, mas antes que dê fruto, o sol a seca.
Aqueles que se distraem com as coisas do mundo são como o solo cheio de sementes, mas também de espinhos que não permitem que a planta cresça e dê frutos. E finalmente, alguns são como o solo profundo e rico, que recebe a Palavra e produz muitos frutos. Estes são os ouvintes que Jesus procura.