A FÉ REMOVE DESGRAÇAS
Marcos 5.25-34
“A fé remove desgraças” é o título deste sermão baseado na história da cura de uma mulher que há 12 anos sofria de hemorragia. É uma mensagem simples, mas tem sido muito útil para instilar fé, esperança, conforto e transformação de vidas.
Fato é que, quando nos aproximamos de Jesus com fé, as DESGRAÇAS que nos afligem são removidas. No caso desta mulher, foram removidas as seguintes:
• ELA FOI LIBERTA DA DESGRAÇA DO PRECONCEITO
• DA DESGRAÇA DA “PRESSÃO” DA MULTIDÃO
• DO MEDO
• E DA MISÉRIA
Para se achegar a Jesus, esta mulher teve que enfrentar dois preconceitos:
a) De ser impura, segundo a lei (Levítico 15.25-33; 20.18);
b) E, de ser mulher (pois, naquela época, as mulheres não tinham os mesmos direitos dos homens).
Alguém pode estar pensando assim: Você diz que posso vencer os preconceitos porque não sabe o que eu sofro (por ser crente, ou pobre, ou negro, ou gordo, ou alto, ou baixinho, ou feio, ou esquisito, etc.).
Então, lembre-se que Jesus sofreu e venceu muitos preconceitos, e nós também podemos vencer. (João 16:33) Igualmente, Zaqueu venceu os preconceitos com fé em Jesus – Lucas 19:1-10.
“Porque, para com Deus, não há acepção de pessoas.” – Romanos 2:11
Vamos nós também vencer a desgraça do preconceito, pela fé, pois a fé em Jesus remove desgraças.
Para chegar até Jesus e tocá-lo, esta mulher teve que lutar contra a barreira da multidão. Muitas pessoas não são abençoadas por que a “pressão” da multidão as mantêm afastadas de Jesus. E muitos desagradam a Deus porque querem juntar-se à multidão para viver fazendo o que “todo mundo faz”.
É falsa a afirmação que diz que “a voz do povo é a voz de Deus”. Falsa DEMAIS.
“Não seguirás a multidão para fazeres o mal” – Êxodo 23.2.
E a multidão dizia: Crucifica-o, crucifica-o!
Nós precisamos romper a “pressão” da multidão, mesmo que isto signifique um certo isolamento social.
“Porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens”. – Atos 5:29
Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus”. – Tiago 4:4
Assim como se libertou dos preconceitos, tome agora uma decisão de romper com a pressão da multidão, pela fé em Cristo Jesus. É muito melhor estar de bem com Deus do que com a multidão.
Segunda a lei, aquela mulher poderia ter sido apedrejada por estar ali, com infecção, no meio da multidão; mas, não teve medo. Ela precisava de cura e sabia que só Jesus podia curá-la. Muitas pessoas não são abençoadas porque têm medo do que as pessoas vão pensar, dizer, falar. Medo de aborrecer seus pais e parentes, medo de perder alguns amigos, o emprego, etc.
Mesmo sentindo-se completamente desamparado naquela cruz, Jesus não teve medo. Foi até o fim. Morreu por você e por mim.
“O Senhor está comigo; não temerei o que me pode fazer o homem. O Senhor está comigo entre aqueles que me ajudam; por isso verei cumprido o meu desejo sobre os que me odeiam. É melhor confiar no Senhor do que confiar no homem”. – Salmos 118:6-8
Igualmente, confia agora todos os seus medos a Deus. Ele diz: Não temas, Eu sou contigo!
E certa mulher que, havia doze anos, tinha um fluxo de sangue, e que havia padecido muito com muitos médicos, e despendido tudo quanto tinha, nada lhe aproveitando isso, antes indo a pior; ouvindo falar de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou na sua veste. – Marcos 5:25-27
Esta mulher já tinha gastado todos os seus recursos indo de médico em médico, de remédio em remédio. Uma vida de miséria e pobreza se colocava à sua frente. Mulher, pobre, doente. Mas Jesus se apiedou dela e a curou. Sua fé era tamanha que só de tocar nas vestes de Jesus ela foi salva.
Porque dizia: Se tão-somente tocar nas suas vestes, sararei. E logo se lhe secou a fonte do seu sangue; e sentiu no seu corpo estar já curada daquele mal. E logo Jesus, conhecendo que a virtude de si mesmo saíra, voltou-se para a multidão, e disse: Quem tocou nas minhas vestes? – Marcos 5:28-30
Antes de mais nada, se você quer se livrar do “fantasma” da miséria, toque em Jesus pela fé e livre-se destas desgraças em sua vida.
Enfim, quem crê em Jesus de verdade remove de sua vida a desgraça dos preconceitos, das pressões sociais, do medo e da miséria.