Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito. O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito.
Não se surpreenda pelo fato de eu ter dito: É necessário que vocês nasçam de novo.
O vento sopra onde quer. Você o escuta, mas não pode dizer de onde vem nem para onde vai. Assim acontece com todos os nascidos do Espírito.”
“Da mesma forma como Moisés levantou a serpente no deserto, assim também é necessário que o Filho do homem seja levantado, para que todo o que nele crer tenha a vida eterna.
Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.
Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele”.
O primeiro relato de milagre de Jesus ocorreu num casamento quando o vinho do anfitrião acabou. Jesus transformou grandes jarros de água em vinho, permitindo que a celebração continuasse.
Esse milagre simboliza o novo nascimento e mostra que Jesus pode transformar qualquer situação difícil e impossível num motivo de alegria. É uma figura do que acontece quando cremos n’Ele. Ele toma uma pessoa comum, e milagrosamente nos transforma: o novo nascimento.
No segundo capítulo, João conta que muitos creram em Jesus diante dos Seus milagres, mas não O seguiram. E como eles não se comprometeram com Jesus, Jesus não se comprometeu com eles também. Existem diferentes tipos de fé: nem tudo que se diz fé é fé salvadora. Muitos tinham apenas uma fé intelectual. No capítulo dois, também vemos que Jesus prevê sua morte e ressurreição ao terceiro dia.
Em João 3, Nicodemos, um mestre da Lei, foi até Jesus durante a noite e Lhe fez algumas perguntas. Jesus disse que a única maneira de ver a o reino de Deus é pelo novo nascimento.
Aqueles que experimentam o novo nascimento podem reconhecer Jesus como seu Senhor. É preciso fé para experimentar o novo nascimento. Jesus deixou isso claro na sua conversa com Nicodemos que Ele era Deus, o único Filho de Deus e que pela fé nEle, podemos ser salvos, ser nascidos de novo. E uma vez nascidos de novo espiritualmente, vemos a Deus como nosso rei.