“Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele crê: primeiro do judeu, depois do grego.”
Muitas pessoas acharam difícil acreditar que Saulo, que perseguia a igreja com tanto zelo, era um homem salvo agora, principalmente Ananias, que tinha recebido do Senhor a ordem de curar e batizar Paulo.
Imediatamente após este fato, Paulo começou a dar testemunho em Damasco de que Jesus era o Cristo. De acordo com o capítulo 1 de Gálatas, Paulo passou vários anos na Arábia com Jesus, aprendendo o que posteriormente se tornou o conteúdo das cartas que escreveu.
Mais tarde, Paulo se encontrou com outros apóstolos e iniciou o seu ministério de plantar igrejas para os gentios. Ele começou o seu ministério com Barnabé, anunciando o evangelho na região do Mediterrâneo.
Seus planos de ir para a Ásia foram redirecionados pelo Espírito Santo e ele acabou indo para a Europa. Como resultado, conheceu Lídia e usou sua casa como base para alcançar os filipenses com o evangelho.
A cidade de Filipos ficou de cabeça para baixo depois que Paulo expulso um demônio de uma garota que adivinhava o futuro. Ele foi preso, açoitado, encarcerado e depois libertado através de um evento sobrenatural.
Apesar do seu apego à cidade de Filipos, Paulo continuou sua jornada anunciando o evangelho em Atenas e Corinto, e lançou o fundamento para a igreja continuar o cumprimento da Grande Comissão.