A justificação pela fé é um dos pilares fundamentais da teologia cristã. A Bíblia nos ensina que somos justificados não pelas nossas obras, mas sim pela fé em Jesus Cristo. Em Romanos 3:28, o apóstolo Paulo nos diz: “Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, independentemente das obras da lei”.
Essa verdade é central para a nossa fé, pois nos mostra que não há nada que possamos fazer para merecer a salvação. É um presente de Deus, dado gratuitamente a todos que creem em Jesus. Em Efésios 2:8-9, lemos: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie”.
A justificação pela fé nos lembra que somos todos pecadores, e que não há nada que possamos fazer para nos redimir. Somente através da fé em Jesus Cristo podemos ser perdoados e reconciliados com Deus. Como está escrito em Romanos 5:1: “Justificados, pois, pela fé, tenhamos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo”.
É importante que compreendamos a importância da justificação pela fé, pois ela nos liberta da escravidão do legalismo e nos leva a viver uma vida de gratidão e amor a Deus. Como disse o apóstolo Paulo em Gálatas 2:16: “Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Cristo Jesus, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei, porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada”.
Que possamos, portanto, viver pela fé em Jesus Cristo, confiando unicamente na sua obra redentora na cruz. Que possamos nos alegrar na certeza da nossa salvação, sabendo que somos justificados não pelas nossas obras, mas sim pela graça de Deus. Que a justificação pela fé seja sempre o fundamento da nossa esperança e alicerce da nossa vida cristã. Amém.
Deus te abençoe