Amanda trabalha como enfermeira em várias casas de repouso e muitas vezes leva sua filha Rebeka de 11 anos para o trabalho. Para ocupar-se, a garota começou a perguntar aos residentes: “Se você pudesse ter três coisas, o que gostaria?”. Surpreendentemente, muitos desses desejos eram por pequenas coisas: linguiças, tortas de chocolate, queijos, abacates. A garota montou uma “vaquinha virtual” para ajudá-la a satisfazer tais desejos. E quando ela entrega as guloseimas, ela também doa abraços. Rebeka me disse: “Isso me anima. De verdade!”.
Quando demonstramos compaixão e bondade, refletimos o nosso Deus que “é misericordioso e compassivo […] e cheio de amor” (Salmo 145:8). O apóstolo Paulo nos exortou, como Seu povo santo e amado: “revistam-se de compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência” (Colossenses 3:12). Porque Deus tem demonstrado grande compaixão por nós, naturalmente desejamos compartilhar Sua compaixão com os outros. E à medida que o fazemos intencionalmente, “revestimo-nos” disso.
Paulo ainda nos ensina: “Acima de tudo, revistam-se do amor que une todos nós em perfeita harmonia” (v.14). O apóstolo nos lembra de que devemos fazer tudo “em nome do Senhor Jesus” (v.17), lembrando que todas as coisas boas vêm de Deus. Quando somos gentis com os outros, somos abençoados.
…revistam-se de compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência. v.12
Reflita sobre as gentilezas que estão ao seu alcance; como realizá-las?
Jesus, obrigado por Tua gentileza transbordante e ilimitada. Ajuda-me a praticar a gentileza sempre.