Às vezes, eu me sentava na estação de metrô tentando atrasar a chegada ao trabalho nas segundas-feiras, nem que fosse por alguns minutos. Meu coração batia rápido por me preocupar em cumprir os prazos e administrar os humores de um chefe temperamental.
Para alguns de nós, pode ser difícil começar outra semana de trabalho monótono. Talvez nos sintamos sobrecarregados ou subvalorizados. O rei Salomão descreveu a labuta do trabalho quando escreveu: “O que as pessoas ganham com tanto esforço e ansiedade debaixo do sol? Seus dias seu trabalho são cheios de dor e tristeza…” (Eclesiastes 2:22-23).
Embora o sábio rei não nos tenha dado a cura nem nos ensinado como tornar o trabalho menos estressante ou mais gratificante, ele nos ofereceu uma mudança de perspectiva. Não importa a dificuldade, ele nos encoraja a “encontrar satisfação” no trabalho com a ajuda de Deus (v.24). Talvez ela venha à medida que o Espírito Santo nos permita mostrar o caráter semelhante ao de Cristo ou por alguém que tenha sido abençoado por meio de nosso serviço. Talvez ocorra ao nos lembrarmos da sabedoria que Deus nos deu para lidar com as situações difíceis. Embora o trabalho possa ser difícil, Deus é fiel e está conosco. Sua presença e poder iluminam até mesmo os dias sombrios e com Sua ajuda, sejamos sempre gratos por um novo dia.
Por isso, concluí que a melhor coisa a fazer é […] encontrar satisfação no trabalho. v.24