Quando minha amiga Janice recebeu a proposta de gerenciar o setor onde trabalhava há uns poucos anos, ela ficou chocada. Orou sobre o assunto e sentiu a orientação de Deus para aceitar a indicação, mas sentia que não conseguiria lidar com essa responsabilidade. “Como vou liderar com tão pouca experiência?”, ela perguntava a Deus. “Por que me colocar numa situação em que vou fracassar?”.
Depois, Janice leu sobre o chamado de Abraão em Gênesis 12 e percebeu que a parte dele era ir “à terra que [Deus lhe mostraria]. Então Abraão partiu” (vv.1,4). Essa era uma atitude ousada, porque na antiguidade as pessoas não se desprendiam radicalmente assim. Mas Deus pediu que Abraão confiasse nele e deixasse tudo para trás, e o Senhor faria o restante. Identidade? Você será uma grande nação. Provisão? Eu o abençoarei. Reputação? Eu o tornarei famoso. Propósito? Você será uma bênção para todos os povos. Ele cometeu grandes erros pelo caminho, mas “Pela fé, Abraão obedeceu […]. Ele partiu sem saber para onde ia” (Hebreus 11:8).
Perceber isto tirou o peso dos ombros de Janice. “Não preciso me preocupar em ‘ter sucesso’ no trabalho”, ela me disse depois. “Preciso apenas dispor-me a confiar que Deus me capacitará.” À medida que Deus provê a fé necessária, que possamos confiar nele de todo o coração.
Você se preocupa com as suas responsabilidades? Nesse momento, Deus lhe pede que confie nele?