Ao conduzirem um teste de autorreconhecimento, os psicólogos perguntam para as crianças: “Quem é aquele ali no espelho?”. Até os 18 meses, a criança normalmente não associa aquela imagem a si mesma. À medida que crescem, elas percebem que estão olhando para a imagem de si mesmas. O autorreconhecimento é uma marca importante que sinaliza o crescimento saudável e maturidade.
O autorreconhecimento também é importante no crescimento daqueles que creem em Jesus. Tiago nos ensina sobre isso e apresenta um teste em que o espelho é a “palavra verdadeira” de Deus (Tiago 1:18). Quando lemos as Escrituras, o que vemos nelas? Nós nos reconhecemos ao ler sobre amor e humildade? Nossas ações revelam o que Deus nos ordena? Ao olharmos para dentro do nosso coração e avaliarmos as nossas ações, a Bíblia pode nos ajudar a reconhecer se estamos alinhados com o desejo de Deus para nós ou se precisamos buscar arrependimento e fazer mudanças.
Tiago nos alerta a não apenas lermos a Palavra e depois abandoná-la, dizendo: “só enganarão a si mesmos” (v.22) ao esquecer o que recebemos. A Bíblia fornece um mapa para viver sabiamente de acordo com os planos de Deus. Ao ler, alimentarmo-nos e meditarmos nela, podemos pedir que Ele nos conceda discernimento e força para que façamos as mudanças necessárias.
O que você vê ao olhar no espelho da Palavra? Quais mudanças você precisa fazer?
Deus, por favor, ajuda-me a usar a Bíblia como espelho para a minha vida, motivações e ações.