Foto: Romildo de Jesus
Por Mateus Soares
O PSD baiano solicitou que Bento Lima, candidato a prefeito de Ilhéus pelo partido, retire sua candidatura após ele e o atual prefeito da cidade, Mário Alexandre (PSD), conhecido como Marão, serem alvos de uma operação da Polícia Federal (PF) nesta quinta-feira (26).
Em nota, o PSD Bahia afirmou que está acompanhando as informações sobre a operação e anunciou a abertura de um procedimento interno para apurar os fatos. “Diante das evidências reveladas até o momento pela investigação, que também envolve o prefeito Mário Alexandre, o PSD-BA considera prudente aconselhar Bento Lima a retirar sua candidatura a prefeito de Ilhéus”, diz um trecho do comunicado.
Marão, que também preside o PSD em Ilhéus, defendeu a continuidade da campanha de Bento Lima. "Os ataques que temos recebido não desqualificam e nem irão diminuir a força da nossa campanha, pois a cidade precisa de continuidade com inovação, experiência e do compromisso que Bento tem com o nosso povo. Estamos mais firmes que nunca", afirmou.
Bento Lima reiterou que permanecerá na disputa eleitoral. "Quero deixar claro que, continuo contando com o apoio do meu partido PSD/Ilhéus e com uma base sólida formada por partidos aliados, incluindo Podemos, Republicanos, Agir, PMB, MDB, PSDB, Cidadania e Avante", declarou.
Segundo Bento, nenhum dinheiro foi encontrado em sua residência.
Operação Barganha - A Polícia Federal apreendeu quase R$ 916 mil durante a operação que investiga um esquema de pagamento de propina para favorecer empresas em contratos com a Prefeitura de Ilhéus, no Sul da Bahia.
Entre os alvos dos 17 mandados de busca e apreensão estavam o prefeito Mário Alexandre e Bento Lima. Buscas foram realizadas na casa do prefeito e na sede da prefeitura, que negou qualquer irregularidade.
A operação indicou um esquema que favorecia empresas em contratos municipais, com acertos realizados entre empresários e agentes públicos antes das licitações, direcionando as empresas vencedoras. Também foram identificados superfaturamento, fraudes documentais, crime de organização criminosa e lavagem de dinheiro.
Eleições - Opositora a Bento Lima no pleito, a candidata à Prefeitura de Ilhéus pelo PT, Adélia Pinheiro, lamentou o ocorrido envolvendo o atual prefeito e seu adversário do PSD. "Ilhéus não merece mais tanta vergonha", escreveu, nas redes sociais.
"Mais uma vez, o poder público municipal está no centro de uma operação da Polícia Federal. Esse ciclo de escândalos, corrupção, desvio de recursos, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha se arrasta por diversas gestões".
"As manchetes negativas de Ilhéus ganham repercussão nacional. É hora de dar um basta. Já vivemos essa vergonha no passado, e agora ela se repete", completou Adélia.