noticias251 Festival de Curitiba deve atrair um público de 200 mil pessoas em 2025

30º
Encruzilhada-BA Parcialmente nublado
BRASIL

Festival de Curitiba deve atrair um público de 200 mil pessoas em 2025

Publicada em 01/04/2025 às 23:43h - 7 visualizações - Portal G1

Compartilhe nas redes sociais

Festival de Curitiba deve atrair um público de 200 mil pessoas em 2025
Festival de Curitiba deve atrair um público de 200 mil pessoas em 2025  (Foto: Festival de Curitiba deve atrair um público de 200 mil pessoas em 2025 (Foto: Reprodução))



O festival é um dos maiores eventos culturais da América Latina. Este ano, são 350 atrações - muitas de graça. Festival de Curitiba deste ano espera receber 200 mil pessoas

O Festival de Curitiba de 2025 espera receber de 200 mil pessoas.

Apresentações em grandes palcos, ruas e praças tomam conta de Curitiba.

Repórter: A cidade fica mais bonita?



"Fica, fica iluminada, cheia de gente linda, de outros lugares, é bem legal", diz uma mulher.

O Festival de Curitiba é um dos maiores eventos culturais da América Latina. Em 2025, são 350 atrações - muitas de graça.

"O mote do festival é o festival para todos. O festival tenta apresentar para a cidade, para o Brasil, para o meio artístico, as diversas e inúmeras possibilidades que a arte traz, atingindo todos e cada um", diz Leandro Knopfholz, diretor do Festival de Curitiba

Festival de Curitiba deve atrair um público de 200 mil pessoas em 2025

Jornal Nacional/ Reprodução

Para todos mesmo. O festival quer ser cada vez mais inclusivo. No Centro de Curitiba, a Marilene, que tem baixa visão, pode acompanhar a apresentação com a ajuda de um fone de ouvido. Por ele, chegava a descrição da peça, feita por uma intérprete.

"Eu tive possibilidade de ver os movimentos do palhaço Loro, mas alguns detalhes, ali, a audiodescrição possibilitou que eu acompanhasse melhor o que estava acontecendo na apresentação?, conta Marilene.

Para muita gente é preciso sentir de um jeito diferente. É preciso tocar no piano, no microfone, saber a disposição dos objetos em cena. O festival chama isso de tour tátil. É um jeito que os cegos têm de experimentar a arte na ponta dos dedos.

"Quando você consegue tocar nas peças, tocar na roupa, você consegue formar no imagético. Quando você toca, vira concreto. Então, poder participar e fazer o tour tátil melhora 100% a experiência de estar aqui?, afirma a consultora em audiodescrição Daiane Mendes.

O musical "Ray - Você Não Me Conhece" conta a história do pianista norte-americano Ray Charles, que ficou cego quando criança. Luiz Otávio é um dos atores da peça. Também cego, mostra que a inclusão vai além de ser espectador.

"Pessoas cegas sendo convidadas para trabalhos. Não só pessoas cegas, mas pessoas com algum tipo de deficiência. E isso é maravilhoso porque realmente nos inclui?, diz o ator e pianista Luiz Otávio.

Na Mostra Surda, as vibrações das caixas de som ditam os movimentos do grupo de dança. Em Libras, a Rafael Soblel, diretora deste evento, afirma:

"Se a geração que me antecede não teve acesso, nós queremos construir uma geração que tenha acesso e mostrar que sim, nós somos resistência e que queremos ocupar espaços?.

LEIA TAMBÉM

Palco Ruínas recebe peças gratuitas no Festival de Curitiba; veja programação

Mostra Surda do Festival de Curitiba abre espaço para produção nacional; veja atrações

Festival de Curitiba: 33ª edição tem programação com 350 atrações; confira


Fonte da notícia:
https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2025/04/01/festival-de-curitiba-deve-atrair-um-publico-de-200-mil-pessoas-em-2025.ghtml



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso site GFORTEGOSPEL.COM Nosso Whatsapp 7799597083
Visitas: 163049 Usuários Online: 13
Copyright (c) 2025 - GFORTEGOSPEL.COM - DEUS E BOM O TEMPO TODO. O TEMPO TODO DEUS E BOM