Petrobras, BNDES, Caixa Econômica, Banco do Brasil e Itaipu Binacional entregaram para a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, uma carta com 32 propostas para os chefes de Estado do G20, nesta sexta-feira (15). Dentre os temas estão: combate à fome e à pobreza, transição energética e reforma da governança global.
A carta integrará a Declaração do G20 Social, que será dada ao presidente Lula no final do fórum, paralelo ao G20, neste sábado (16).
G20 Social
Anunciado oficialmente pelo presidente Lula na 18º Cúpula do G20, o objetivo do G20 Social é ampliar a participação de atores não-governamentais nas atividades e nos processos decisórios no evento. O evento mostrará trabalhos desenvolvidos ao longo de quase um ano pela sociedade civil e movimentos sociais, incluindo novos fatores como: justiça social, econômica, ambiental e a luta pela redução da desigualdade.
A Secretaria Geral da Presidência da República convidou movimentos sociais de base histórica para a construção do processo de participação social. A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e a Coalizão Negra por Direitos são alguns exemplos de convidados.